EMPREENDIMENTO URBANO ASSOCIADO À INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE COLETIVO: ANÁLISE DOS CASOS DE TAI WAI, NOVA YORK E SÃO PAULO
Abstract
Em muitas cidades observa-se a presença de iniciativas imobiliárias que visam a recuperação de áreas degradadas ou subaproveitadas por meio de empreendimentos urbanos que integram serviços, lazer, habitação e modais de transporte. Existem exemplos globais diversos de iniciativas dessa natureza, empreendimentos bem-sucedidos, projetos audaciosos ainda em execução e iniciativas que não foram tão exitosas em agregar outras funcionalidades de forma associada. O objetivo é analisar o empreendedorismo na escala urbana, com foco específico na sua articulação com o sistema de transporte coletivo, cujo proposito é financiar sua implantação e/ou custear sua operação. Para isso, são estudados três casos de empreendimentos realizados em diferentes cidades: o território de Tai Wai em Hong Kong e a Mass Transit Railway Corporation (MTR), Nova York e o Metropolitan Transportation Authority (MTA) e São Paulo e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP). Para esses três casos e seus diferentes contextos foi utilizada a metodologia do estudo de caso que utiliza dados qualitativos e quantitativos disponíveis em indexadores e dados financeiros das empresas estudadas. Para a análise visual dos empreendimentos e sua implantação na forma urbana, foram produzidos materiais gráficos a partir de levantamento fotogramétrico do Google Earth. Como o transporte coletivo público é uma política pública essencial para garantia os direitos constitucionais, a análise e proposição de estratégias para a redução dos subsídios aos sistemas são de elevada relevância para a sustentabilidade e o equilíbrio social.
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