O marketing e a segmentação de mercado para o público feminino: planejando a prestação de serviços de uma autoescola

Maraina Isabel Andrini, Henriette Giacomini, Marcio Pascoal Cassandre

Resumo


O presente artigo tem como objetivo avaliar a viabilidade mercadológica de uma autoescola com turmas exclusivas para o público feminino. Para fundamentar o estudo, apresenta-se uma síntese da literatura pertinente ao composto de marketing, ao marketing de serviços, e a segmentação de mercado por gênero, levando em consideração as especificidades do feminino e o crescente avanço das mulheres na sociedade. Portanto, para avaliação dessa proposta, utilizou-se a aplicação de questionários, em que o público alvo foi mulheres que frequentam/frequentaram a academia M, caracterizada por prestar serviços exclusivos para este público, e mulheres que frequentam/frequentaram outras academias. Os resultados mostraram que os serviços exclusivos são bem aceitos pela maior parte das pesquisadas, desde que sejam oferecidos com qualidade e atendam seus desejos e necessidades.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Elizabeth Maciel de. Avaliação da técnica de amostragem “Respondent-Driven Sampling” na estimação de prevalências de doenças transmissíveis em populações organizadas em redes complexas. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências na área de Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2013.

BARBOSA, Milka Alves Correia; SILVA, Jonathan Santos. Análise do Composto de Marketing dos participantes do APL Moveleiro no Agreste de Alagoas. In: Encontro da ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. p. 1-18.

COELHO. Mariana. A Evolução do Feminismo: subsídios para a sua história. 2ª edição. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2002.

DOYLE, Peter. Gerenciamento do marketing. In: BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Tradução de Arlete Simille Marques. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Tradução de: The marketing book. p. 203-222.

EVANS, Martin. Segmentação de mercado. In: BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Tradução de Arlete Simille Marques. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Tradução de: The marketing book. p. 174-200.

FRANÇA. Valéria. Cinco shoppings crescem e ganham serviços exclusivos. Estadão, 16 abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2013.

GOSLING, Marlusa; SOUZA, Bruno Brito Pereira de. Mix de Marketing de Serviços, Satisfação e Lealdade de Clientes de um Banco de Varejo: Um Estudo Multigrupos. In: Encontro da ANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. p. 1-16.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2013.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Tradução de Arlete Simille Marques, Sabrina Cairo. 9ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2003. Tradução de: Principles of marketing.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução de Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire. 12ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Tradução de: Marketing management.

LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. Fundamentos de marketing. In: DIAS, Sergio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010. p. 01-15.

______. Administração de produtos. In: DIAS, Sergio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010. p. 95-123.

MADALOZZO, Regina; MARTINS, Sergio Ricardo; SHIRATORI, Ludmila. Participação no mercado de trabalho e no trabalho doméstico: homens e mulheres tem condições iguais? In: Encontro da ANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-14.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.

MATOS, Maria Izilda. História das mulheres e gêneros: uso e perspectivas. In: PISCITELLI, Adriana et al. (Org.). Olhares feministas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2009. p. 277-289.

MUSUMECI, Leonarda; SOARES, Bárbara Musumeci. Política e gênero: participação e perfil das policiais femininas nas PMs brasileiras. In: PISCITELLI, Adriana et al. (Org.). Olhares feministas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2009. p. 176-203.

PAJUELO, Mariana. Mulheres especiais. Serviços exclusivos. 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2013.

PALMER, Adrian. O marketing de serviços. In: BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Tradução de Arlete Simille Marques. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Tradução de: The marketing book. p. 418-435.

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

ROSSI, George. Estratégias de produto. In: DIAS, Sergio Roberto (Coord.). Marketing: estratégia e valor. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 77-124.

SANTOS, Jean Carlo Silva dos; ANTUNES, Elaine Di Diego. Relações de Gêneros e Liderança nas Organizações: Rumo a um Estilo Andrógino de Gestão. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 3., 2011, João Pessoa. Anais... João Pessoa: GPR, 2011. p. 1-17.

TRINDADE, Valclécia. Momento histórico da luta das mulheres. 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.