POR UM NOVO OLHAR AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, POIS NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA
Abstract
Este estudo objetiva a discussão de como a nova realidade ambiental, tecnológica, pós-pandêmica está desafiando os estrategistas e forçando a releitura dos modelos estratégicos, que devem ser atualizados. Sobre as organizações, temos que estas existem para atingir objetivos, e para isso se estruturam com seus recursos humanos, materiais e financeiros. Assim, traçar estratégias faz parte de sua rotina que analisa seus ambientes e, a partir de seus propósitos organizacionais, propõem e executam suas estratégias. Ocorre que vivenciamos uma nova realidade, com as incertezas do ambiente, que nos últimos tempos se fizeram um desafio a pensar estrategicamente, principalmente a longo prazo. Neste contexto, de forma ensaística, busca-se realizar uma releitura do pensamento estratégico, em seus modelos clássicos, para então juntar novos elementos, que devem ser considerados nessa análise, principalmente o VUCA e o BANI.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALDRICH, H. E.; PFEFFER, J. Environments of Organizations. Annual Review of Sociology, 79–105, 1976.
BENDIX, R. Work and authority in industry: ideologies of management in the course of industrialization, 1956.
DALLABONA, L. F.; NARDELLI, L. T.; FERNANDES, A. R. V. Variáveis contingenciais e sistemas de controle gerencial predominantes em uma rede de supermercados do Brasil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 58-77, jan./abr. 2019
DONALDSON, L. The Contingency Theory of Organizations. SAGE Publications, Inc, 2001.
KINGSINGER, P.; WALCH, K. Living and leading in a VUCA world. Thunderbird University. Disponível em: . Acesso em: 05 Abr. 2022.
LATOUR, B. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.
HANNAN, M.T.; FREEMAN, J. The population ecology of organizations. American Journal of Sociology, v. 82, p. 929–964, 1977
HATCH, M. J. Organization Theory: modern, symbolic and postmodern perspectives. Vol.3. Oxford University Press, 2013.
IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E.; HITT, Michael A. Administração estratégica. 10. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
MINTZBERG. H. Strategy-making in three modes. California Management Review, v. 16, n. 2, p. 44-53, 1973.
MINTZBERG. H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
MOURA, G. D.; CAMARGO, T. F.; ZANIN, A. Competitividade de Mercado e Gerenciamento de Resultados: Um Estudo sob a ótica da Teoria da Contingência. Revista de Ciências da Administração, v. 19, n. 49, p. 86-101, dez. 2017.
WEBER, M. Economy and Society, 1968.
Refbacks
- There are currently no refbacks.