A IMPORTÂNCIA DA REDE DE CONHECIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EM ENTIDADES DE CLASSE COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA ACIM
Abstract
RESUMO: Considerar as redes de conhecimento, constituídas por fontes e fluxos no contexto organizacional, pode possibilitar um melhor aproveitamento das informações e conhecimentos enquanto recursos. Ao considerar a gestão desses recursos as organizações passam ser capazes de obter maior competitividade. Para tanto, as organizações devem mapear as suas fontes e fluxos de informacionais com o intuito de conhecer melhor sua rede que permite a construção de conhecimentos e inteligências. A presente pesquisa foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), uma importante entidade de classe da cidade de Marília, no estado de São Paulo. Por meio do uso do método de estudo de caso, foi possível mapear as fontes e fluxos de informações e conhecimentos, que somadas constroem a rede conhecimento da ACIM. Como resultado, construiu-se um sociograma que demonstra as relações entre sujeitos e organizações, do ambiente interno e externo. Com isso demonstrou-se como o conhecimento e a inteligência sãos construídas. Identificou-se que as informações e conhecimentos estão centralizados nos sujeitos do nível tático, bem como, existe pouca percepção das fontes e fluxos externos, resultando no não aproveitamento pleno desses recursos. A pesquisa é concluída com recomendações para ACIM fazer um melhor uso desses recursos de maneira estruturada.
Palavras-Chave: Redes de Conhecimento; Conhecimento; Informação; Inteligência; ACIM; Entidade de Classe.
ABSTRACT: Considering knowledge networks, constituted by sources and flows in the organizational context, can enable a better use of information and knowledge as resources. When considering the management of these resources, organizations are now able to achieve greater competitiveness. To this end, organizations must map their sources and flows of information in order to better understand their network that allows the construction of knowledge and intelligence. This research was carried out at the Commercial and Industrial Association of Marília (ACIM), an important class entity in the city of Marília, in the state of São Paulo. Using the case study method, it was possible to map the sources and flows of information and knowledge, which together build the ACIM knowledge network. As a result, a sociogram was built that demonstrates the relationships between subjects and organizations, from the internal and external environment. This demonstrated how knowledge and intelligence are built. It was identified that the information and knowledge are centralized in the subjects at the tactical level, as well as, there is little perception of external sources and flows, resulting in the failure to make full use of these resources. The survey concludes with recommendations for ACIM to make better use of these resources in a structured manner.
Keywords: Knowledge Networks; Knowledge; Information; Intelligence; ACIM; Class Entity.
RESUMEN: Considerar las redes de conocimiento, constituidas por fuentes y flujos en el contexto organizacional, puede permitir un mejor uso de la información y el conocimiento como recursos. Al considerar la gestión de estos recursos, las organizaciones ahora pueden lograr una mayor competitividad. Con este fin, las organizaciones deben mapear sus fuentes y flujos de información para comprender mejor su red que permite la construcción de conocimiento e inteligencia. Esta investigación se llevó a cabo en la Asociación Comercial e Industrial de Marília (ACIM), una importante entidad de clase en la ciudad de Marília, en el estado de São Paulo. Utilizando el método de estudio de caso, fue posible mapear las fuentes y los flujos de información y conocimiento, que juntos crean la red de conocimiento ACIM. Como resultado, se construyó un sociograma que demuestra las relaciones entre sujetos y organizaciones, desde el entorno interno y externo. Esto demostró cómo se construyen el conocimiento y la inteligencia. Se identificó que la información y el conocimiento están centralizados en los temas a nivel táctico, así como también hay poca percepción de fuentes y flujos externos, lo que resulta en la falla en el uso completo de estos recursos. La encuesta concluye con recomendaciones para que ACIM haga un mejor uso de estos recursos de manera estructurada.
Palabras clave: Redes de conocimiento; Conocimiento; Información; Inteligencia; ACIM; Entidad de clase.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ARAÚJO, W. C. O.; SILVA, E. L.; VARVAKIS, G. Fluxos de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 1, p. 57-79, 2017. DOI: 10.1590/1981-5344/2601 Acesso em: 04 fev. 2020.
CAVALCANTE, L. F. B.; VALENTIM, M. L. P. Comportamento informacional em ambientes empresariais. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. 272p.; p.117-128
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.
DESENVOLVIMENTO de Entidades Empresariais. Brasília: CACB, SEBRAE, 2005.
HABER-VEJA, A.; MÁS-BASNUEVO, A.Inteligencia organizacional: conceptos, modelos y metodologias. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.18, n.38, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2020.
GEBAUER, H.; WORCH, H.; TRUFFER, B. Absorptive capacity, learning processes and combinative capabilities as determinants of strategic innovation. European Management Journal, v. 30 n. 1, p. 57-73, 2015. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0263237311000740 >. Acesso em: 5 nov. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JORGE, C. F. B. Gestão da informação esportiva no contexto da inteligência competitiva em clubes de futebol: um estudo de caso no Marília Atlético Clube. 2013. 322f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2020.
JORGE, C. F.B.; VALENTIM, M. L. P. A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 152-172, 2016. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2020.
JORGE, C. F. B. Gestão do conhecimento e inteligência competitiva: como integrar modelos e criar valor organizacional. 1. ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2022.
LANE, P. J.; KOKA, B. R.; PATHAK, S. The reification of absorptive capacity: A critical review and rejuvenation of the construct. Academy of Management Review, v. 31 n. 4, p. 833–863, 2006. Disponível em: < https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/AMR.2006.22527456 >. Acesso em: 3 nov. 2019.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação dos dados.São Paulo: Atlas, 2006.
MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. In: MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MORAES, C. R. B.; FADEL, B. Cultura organizacional em cenários de mudança. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, fev. 2007. Disponível em:< http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2010/01/pdf_661908b181_0007539.pdf . Acesso em: 1 jan. 2020.
PÉREZ- MONTORO, M. Identificación y representación del conocimiento organizacional: la propuesta epistemológica clásica. [S.l.]: IN3 - Internet Interdisciplinary Institute, 2004. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2020.
RAPOPORT, A.; HORVATH, W.J. A study of a large sociogram. Behavioral Science, v. 6, n.4, 1961. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2020.
SEDIGHI, M. et al. Multi-level knowledge sharing: the role of perceived benefits in different visibility levels of knowledge exchange. Journal of Knowledge Management, v. 22, n. 6, p. 1264-1287, 2018. Disponível em: < https://doi.org/ 10.1108/JKM-09-2016-0398>. Acesso em: 10 dec. 2019.
VALENTIM. M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3, n.4, ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.
________. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004. (Artigo em Web). Disponível em: Acesso em: 20 mai. 2020.
________; GELINSKI, J. V. V. Gestão do conhecimento corporativo. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007.
________. Processo de inteligência competitiva organizacional.In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007. 282p; p.9-24.
XU, L.; LI, J.; ZENG. How does knowledge network affect a firm’s explorative innovation? The contingent role of R&D collaborations. Technology Analysis & Strategic Management, v. 29, n. 9, p. 973-987, 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/09537325.2016.1260105 >. Acesso em: 16 dec. 2019.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2003.
Refbacks
- There are currently no refbacks.