A IMPORTÂNCIA DO CAPITALISMO DE STAKEHOLDER EVIDENCIADA PELA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Luiz Gustavo Tiroli, Glaucia Cardoso Teixeira Torres, Tania Lobo Muniz

Resumo


Entre os diversos impactos causados pela pandemia da COVID-19, uma delas chama a atenção pelos importantes reflexos no mundo corporativo: a necessidade da expansão do capitalismo de stakeholder, como a forma de cultura organizacional que mais atende às necessidades contemporâneas. A crise globalizada envolvendo saúde pública evidenciou o fato de que grandes problemas não são eficientemente enfrentados apenas por governos, é essencial que atores privados engajem-se na buscas por soluções de enfrentamento. Além disso, empresas que atuam de forma mais humanizada, atentas ao impacto que causam na sociedade, tendem a sair mais fortalecidas de crises de alto impacto, gerando valor para aos vários atores com ela envolvidos. Para a consecução do trabalho será utilizado método dedutivo a partir de material relacionado à temática.


Palavras-chave


Capitalismo de stakeholder; Pandemia; Impacto; Empresa; Envolvimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BOFF, Leonardo. Ethos Mundial. Um consenso mínimo entre os humanos. Rio de Janeiro: Record, 2009.

CORTINA, Adela. Ética de la empresa: claves para uma nueva cultura empresarial. Madrid: Trotta, 1994

DECRETO 9571/18. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Decreto/D9571.htm. Acesso em: 06 mar. 2021.

DIRETRIZES OCDE. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/guias/dh/guia_diretrizes_ocde_ongs_multis.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.

FILIPPE, Marina. A empresa é para a sociedade. In: Revista Exame, edição 1214, 2020.

GIDDENS, Anthony. A terceira via. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GODOY, Denyse; CAETANO, Rodrigo. Vinte anos em vinte dias. In: Revista Exame, edição 1207, 2020.

GRUBER, Arthur: Covid-19: 0 que se sabe sobre a origem da doença. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/. Acesso em: 04 ago. 2020.

HESSE, Helge. A história do mundo em 50 frases. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

KOCH, Charles G. Good Profit. How creating value for others built one of the world’s most successful companies. New York: Crown Business International Edition, 2015.

LUCCA, Newton de. Da ética geral à ética empresarial. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

MACKEY, John. SISODIA, Raj. Capitalismo consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. São Paulo: HSM, 2013.

MANDELBAUM, Michael. As ideias que conquistaram o mundo: paz, democracia e livre iniciativa. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

MORIN, Edgar. Jorneédubonheur: lesleçons d’Edgar Morin. Disponível em:

http://www.leconomiste.com/article/926281-journ-e-du-bonheur-les-le-ons-d-edgar-morin. Acesso em 15 maio 2020.

MORNINGSTAR. Classificação Morningstar para Fundos: Entenda a metodologia. 2020. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/fundos-de-investimento/relatorios/classificacao-morningstar/?campaignid=6458561918&adgroupid=76988496443&adid=378908863823&gclid=CjwKCAjwr7X4BRA4EiwAUXjbt5wLg-Uc6fjyqUnxbOctOacOIMoKpUJvNXqzrXd_a4VpsaAmVLeChhoCgVsQAvD_BwE. Acesso em: 14 jul. 2020.

OMS. Organização Mundial de Saúde. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 04 out. 2020.

OLIVEIRA, Roberson de; GENNARI, Adilson Marques. História do pensamento econômico. São Paulo: Saraiva, 2009

OPAS. Organização Pan-americana de Saúde. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 01 ago. 2020

PIB, 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_(Paridade_do_Poder_de_Compra). Acesso em: 30 set. 2020.

SMITH, Adam. Riqueza das nações. vol II. Edwin Cannan: Londres, 1950.

SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 2005.

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

THE BUSINESS ROUNDTABLE, 2019. Disponível em:

https://www.businessroundtable.org/business-roundtable-redefines-the-purpose-of-a-corporation-to-promote-an-economy-that-serves-all-americans. Acesso em: 12 jun. 2020.

TORRES, Glaucia Cardoso Teixeira; FACHIN, Zulmar. Cidadania e Responsabilidade Social: Interfaces do Envolvimento Empresarial da Sociedade. In: Revista FDSM. Vol 36.1, 2020. Disponível em: https://www.fdsm.edu.br/posgraduacao/revista_artigo.php?artigo=390&volume=36.1. Acesso em: 14 set. 2020.

VEJA. Seis razões que explicam o fracasso do Walmart no Brasil. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/seis-razoes-que-explicam-o-fracasso-do-walmart-no-brasil/. Acesso em: 01 ago. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.