A ESCOLHA DE SEMENTES FORRAGEIRAS EM UNAÍ-MG SOB A ÓTICA DO CONSUMIDOR QUE FREQUENTA A CAPUL DE UNAÍ MG
Abstract
O comportamento do consumidor busca compreender a tomada de decisão, entender o porquê, como e onde as pessoas decidem comprar. Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a escolha de sementes forrageiras em Unaí –MG, sob a ótica do consumidor que frequenta a CAPUL, com intuito de analisar as estratégias utilizadas pelo consumidor no momento da compra. Através de uma amostra extraída da população residente na área rural do município de Unaí, foram abordados 183 produtores rurais, para extração das informações para coleta de dados. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, de origem quantitativa e também é um estudo bibliográfico. Como principal resultado foi detectado que o consumidor que frequenta a CAPUL sente-se confortável em comprar sementes de pastagem na empresa, tornando como ponto principal dessa compra a qualidade e o cadastro de fornecedor de leite, o que facilita o processo de compra do produtor rural.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
AGRICULTURA MG. Minas Gerais tem três municípios entre os 20 melhores no PIB agropecuário brasileiro. 2011. Disponível em: . Acessado em abril de 2017.
ECOAGRO. Fatores que mais contribuíram para evolução da atividade do ramo agrícola foram às sementes de alta qualidade. 2017. Disponível em: . Acessado em março de 2017.
FONSECA, D. M. da; MARTUSCELLO, J. A. Importância das forrageiras no sistema de produção. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLOBO RURAL. 71% das mulheres do agro já se sentiram discriminadas pelo gênero, aponta estudo 25 de Outubro de 2016. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2016/10/71-das-mulheres-do-agro-ja-sentiram-discriminadas-pelo-genero-aponta-estudo.html . Acessado em novembro de 2017.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Unaí-MG, 2010. Disponível em:. Acesso em: 02 mar. 2011.
JANK, L.; MARTUSCELLO, J. A.; EUCLIDES, V. P. B.; VALLE, C. B.; RESENDE, R. M. S. Panicum maximum Jacq. In: FONSECA, D. M.; MARTUSCELLO, J. A. (Ed.). Plantas forrageiras. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2010. p. 166-196.
KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor: Ser consumidor. 2 ed. São Paulo. Atlas, 2013.
KELLER-GREIN, G.; MAASS, B. L.; HANSON, J. Natural variation in Brachiaria and existing germoplasm collections. In: MILES, J.W.; MASS, B.L.; VALLE, C.B. (Ed.) Brachiaria: biology, agronomy and improvement. Cali: CIAT, cap.2 p. 16-42, 1996.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MASLOW, A. H. Motivation and Personality. Nova York: Harper; Row, 1970.
MELLO, Tanya Kristyane Kozicki de. Defesa do consumidor e defesa do meio ambiente: a busca por um novo paradigma para a realização de direitos fundamentais. Revista Juridica, [S.l.], v. 23, n. 7, p. 151-183, dez. 2009. ISSN 2316-753X. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v23i7.92.
MOWEN, John C.; MINOR M. S. O que é comportamento do consumidor. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2003.
REIS, R. A; BERNARDES, T. F; SIQUEIRA, G. R. Forragicultura: Ciência, tecnologia e gestão dos recursos forrageiros. Jaboticabal, 2013.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3°ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: O que é comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall. 2005.
SEEDNEWS. O Mercado de Sementes no Brasil. 2016. Disponível em: . Acessado em março de 2017.
ZANELLA, L. C. H. Métodos de estudo e pesquisa em Administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. Capes: UAB, 2009
Refbacks
- There are currently no refbacks.