RELAÇÕES DA APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS
Abstract
Em decorrência dos avanços tecnológicos junto à sociedade, novos procedimentos na área do treinamento e desenvolvimento corporativos são testados nas mais diferentes organizações, que buscam na capacitação de seus colaboradores, um diferencial de competividade. Neste cenário, novos formatos para a capacitação surgem como resposta às inovações tecnológicas e necessidade do desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Os ambientes virtuais corporativos, tem se posicionado como ambientes inteligentes e capazes de auxiliar o gestor em diferentes tarefas em que pese à área do T&D – Treinamento e Desenvolvimento. Neste contexto da gestão corporativa, surge o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, como ferramenta de capacitação e desenvolvimento, todavia, a impessoalidade de alguns procedimentos, criam novos paradigmas, que precisam ser estudados, entendidos e avaliados. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários objetivos, e de caráter qualitativo. Processos automatizados de gestão, frequentemente usados nos referidos ambientes corporativos virtuais, exigem do gestor uma atenção extra aos indicadores de qualidade e evolução no processo de treinamento, pois, o uso do e-learning, para o treinamento corporativo, também poderá, a exemplo do ambiente presencial de treinamento, não desenvolver uma relação de aprendizagem efetiva.
Palavras-chave: Ambientes virtuais corporativos, capacitação corporativa, ferramentas virtuais para treinamento e desenvolvimento, e-learning.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
AGUILERA, José Carlos; LAZARINI, Luiz Carlos; INSTITUTO CHIAVENATTO (Org.). Gestão estratégica de mudanças corporativas. São Paulo: Saraiva, 2009.
BAYMA, Fátima (organizadora). Educação Corporativa: Desenvolvendo e gerenciando Competências, São Paulo: Prentice Hall, 2005.
BASSO, Maria A. Formação de gestores para o uso de novas tecnologias. UFSC, 2009, http://getcps.wordpress.com/2009/07/07/podcast-com-maria-aparecida-basso/, acesso em 12 de Fevereiro de 2012.
CENSO EAD.BR; Relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil. Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, (Org). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão organizacional: O desafio da construção do modelo de gestão. São Paulo: ed. Saraiva, 2010.
______. Administração: Teoria, processo e prática. São Paulo: ed. Saraiva, 2007.
CRISTINE, Elen. Mundo educação: a importância da formação continuada. 2011, texto completo em http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/a-importancia-formacao-continua.htm, acesso em 30 de março de 2012.
EBOLI, MARISA. Educação corporativa no Brasil: Mitos e verdades, São Paulo: ed. Gente, 2004.
FERREIRA, V.C; CARDOSO, A. S.; CORREA, C. Modelos de Gestão. Rio de Janeiro: ed. FGV, 2006.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
GHEDINE, T.; TESTA, M. G.; FREITAS, H: Educação à distância via internet em grandes empresas brasileiras. RAE, v.48, n.4 2008.
KNOWLES, Malcom S. The modern practice of adult education from pedagogy to andragogy. Cambridge, 1980.
______. The adult learner a neglected species. Houston: 4 ed. Gulf, 1990.
LAGE, Ester S. M.; Educação Corporativa no Brasil, Rio de Janeiro: FGV 2007.
LINHARES, Maria B. M. et al. Avaliação Assistida: Fundamentos, procedimentos e aplicabilidade. São Paulo: ed. Casa do Psicólogo, 2006.
LOURENZO, Armando. O Crescimento da educação corporativa. FEA/USP, 2007, http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11975, acesso em 06 de fevereiro de 2011.
MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa. Tradução: Maria Claudia Santos Ribeiro Ratto. Título original: Corporative Universities. São Paulo: ed. MAKRON Books, 1999.
NASCIMENTO, R. O. Processos cognitivos como elementos fundamentais para uma educação crítica. Ciências & Cognição, Volume 14, 2009. Texto completo em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/cc/v14n1/v14n1a18.pdf acesso em 08 de abril de 2012.
NELSON, Braian C.; ERLANDSON, Benjamim E. Design for learning in virtual worlds. New York: ed. Routledge, 2012.
PACHECO, Luiza: Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: ed. FGV, 2009.
SCHERER DUARTE Y MAUCH PALMEIRA: Empresas buscam aumento da competividade através de investimentos em e-learning. En Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 105, 2008. Texto completo em http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/08/sdmp.htm, acesso em 30 de março de 2012.
SALAS, E. et all. Emerging themes in distance learning research and practice: some food for thought. Orlando, USA: University of Central Florida, International Journal of Management Reviews, 2002.
SOTO, Ucy; MAYRINK, Monica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise, (Org). Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: Cultura, 2009.
______, Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: UNESP, 2009. http://aci.reitoria.unesp.br/radio/perfil_literario/634_ISADORA%20VALENCISE%20GREGORIN%20OK.mp3 entrevista em áudio acessada em 05 de abril 2012.
Refbacks
- There are currently no refbacks.