RELATO DE EXPERIÊNCIA: GESTÃO DE PESSOAS EM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (CSC)
Abstract
Este artigo aborda o relato de experiência de um estudo de caso de uma implantação da gestão de pessoas em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O CSC representa um modelo utilizado por grandes empresas com o intuito de desenvolvimento de pessoas, processos e produtos; retenção de custos e consequentemente aumento do lucro da instituição. O capital humano é fundamental e este deve se desenvolver em conjunto com o CSC para alcançar o êxito na implantação no centro administrativo e no desenvolvimento da empresa. A metodologia utilizada foi a descrição de estudo de caso através do relato de experiência do autor sobre a implantação da Gestão de Pessoas em um CSC de uma instituição financeira no interior do estado de São Paulo. Alguns dados de pesquisa da literatura foram utilizados para fundamentar o trabalho, junto a experiência empírica. Dessa forma, as contribuições foram elencadas como itens importantes para o sucesso do CSC, que compõe a Gestão de Recursos Humanos (RH), desde seleção e contratação, treinamento e desenvolvimento, entendimento sobre as gerações de pessoas, além de estratégias de premiação e retenção juntamente com o fomento a inovação.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
APRIGIO, Bruna Tábata. Gerações no mercado de trabalho: Geração y. Revista de Administração do Unisal, v. 3, n. 3, 2013.
BERGERON, Bryan. Essentials of shared services. 2ªed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2003.
CARNEGIE, Dale. Como ser um grande líder e influenciar pessoas. 2ªed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2015.
CERETTA, Simone Beatriz; FROEMMING, Lurdes Maria. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. RaunP, v. 3, n. 2, p. 16-24, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 8ªed. São Paulo: Atlas, 2006.
COOKE, Fang Lee. Modeling an HR Shared Services Center: Experience of an MNC in the United Kingdom. Human Resource Management, v. 45, n. 2, pp. 211-227, 2006.
ERICKSON, Tamara. E agora geração X? Como se manter no auge profissional e exercer liderança plena numa época de intensa transformação. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011.
FIDELIS, Gilson José; BANOV, Marcia Regina. Gestão de recursos humanos: tradicional e estratégica. São Paulo: Érica, 2007.
FINARDI, A.C. Relacionamentos entre gerações no ambiente de trabalho - o caso do tribunal de contas do Estado de São Paulo. 2012. 133f. Monografia (Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, São Paulo. 2012.
FRANCO, Andressa Pacífico. Da sala de aula ao mundo empresarial: compreendendo a aprendizagem vivenciada em Consultoria Júnior. 2002. 184 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
KULLOCK, Eline. O que é geração Y?2015. Disponível em:. Acesso em 12 de junho de 2020.
MAURER, André Luiz. As gerações Y e Z e suas âncoras de carreira: contribuições para a gestão estratégica de operações. 2013. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. 2013.
MEIJERINK, Jeroen; BONDAROUK, Tanya. Exploring the Central Characteristics of HR Shared Services: Evidence from a Critical Case Study in the Netherlands. International Journal of Human Resources, v. 24, n. 3, pp. 487-513, 2013.
OLIVEIRA, Sidnei et al. Juventudes, gerações e trabalho: é possível falar em Geração Y no Brasil?. O&S, Salvador, v. 19, n.62, p. 551-558, 2012.
OLIVEIRA, Sidnei. Conectados, mas muito distraídos. 1ªed. São Paulo: Integrare Editora, 2014.
PEREIRA, Neuri Amabile Frigotto. Impactos da implantação do Centro de Serviços Compartilhados sobre Sistemas de Controles: estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná. 2004.
PERIARDI, Gustavo. A Regra 20 – 70 – 10. 2017. Disponível em:. Acesso em: 14 de junho de 2020.
PORTULHAK, Henrique et al. Papéis, responsabilidades e desafios na implantação e na manutenção de Centro de Serviços Compartilhados: uma análise empírica em uma multinacional instalada no Brasil. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. 11, n. 22, p. 1-16, 2013.
SILVA, Patrícia Rodrigues. Pessoas e Organizações – Uma Relação em Busca do Equilíbrio. 2006. Disponível em: . Acesso em 15 de junho de 2020.
SUM, Flores Fabiane; PAULA, Istefani Carísio. Definição de diretrizes para o business case para implantação de um CSC. 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/33179/000787437.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 janeiro 2020.
WELCH, Jack; WELCH, Suzy. Paixão por vencer: a bíblia do sucesso. 12ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
WIZARD. Millennials: Geração Y no trabalho e a chegada da Geração Z. 2019. Disponível em:< https://www.wizard.com.br/carreira/millennials-geracao-y-no-trabalho-e-a-chegada-da-geracao-z/>. Acesso em 15 de junho de 2020.
Refbacks
- There are currently no refbacks.