Diagnóstico de Marketing Verde em uma Empresa Beneficiadora de Arroz
Abstract
Desde o início do século o marketing vem tendo um olhar social e não unicamente voltado ao cliente, como no passado. Esta mudança faz com que as organizações tenham um direcionamento mais social, e quando isto ocorre, podem adotar o marketing verde. Embora necessário, observa-se que nem todas as empresas costumam adotar esta prática. Desta maneira, busca-se saber se uma beneficiadora de arroz da cidade de Dom Pedrito (RS) adota o marketing verde e possui alguma estratégia, tática ou operação que caracterize a implantação do assunto. Por meio de um estudo de caráter exploratório, constatou-sea existência de uma mínima orientação para o marketing verde, sendo que a orientação para o planejamento foi mais intensa que a tática e a operacional. Observou-se ainda, que embora não seja aplicado de fato, o marketing verde é uma intenção organizacional, sendo que para a sua aplicação, a empresa em estudo irá designar um responsável, podendo ser este o caminho para que o marketing verde seja de fato implementado.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALMEIDA, F. O bom Negócio da Sustentabilidade. São Paulo: Nova Fronteira: 2002.
AMA - American Marketing Association. Definition of Marketing. Disponíve lem: . Acessado em: 21/03/2018.
BASSI, Renata Elaine; BUENO, Marcos José Correa; JACUBAVICIUS, Celso. Sustentabilidade em Empresas de Alimentos: Multicasos. INOVAE - JournalofEngineering, Architectureand Technology Innovation, v. 4, n. 2, p. 69-82, 2016.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Editora Vozes Limitada, 2017.
CAPRA, Fritjof. As Conexões Ocultas: ciência para uma vida saudável. São Paulo: Cultrix, 2005.
DE SOUZA, Maria TerezaSaraiva; RIBEIRO, Henrique César Melo. Sustentabilidade Ambiental: uma Meta-análise da Produção Brasileira em Periódicos de Administração/Environmental Sustainability: a Meta-AnalysisofProduction in Brazilian Management Journals. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 3, p. 368, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo:Atlas,2006
FERREIRA, L. da C. A Questão Ambiental: sustentabilidade e políticas públicas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 1998.
PHILIPPI, Arlindo; MALHEIROS, Tadeu Fabrício. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2005.
GONZAGA, C. A. M. Marketing verde de produtos florestais: teoria e prática. Floresta, v. 35, n.2, p. 353-368, maio/ago, 2005.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF. Disponível em:
JAY POLONSKY, Michael. An introduction to green marketing. Global Environment: Problems and Policies, v. 2, p. 1, 2008.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary.Princípios de Marketing. 7. ed. São Paulo: LTC Editora, 1995.
LOPES, Valéria Nader; PACAGNAN, Mário Nei. Marketing Verde e práticas sócio ambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração, v.49, n.1. Jan./Mar.,2014.
MACHADO Jr., Celso et al. Indicadores de Governança e Sustentabilidade de Empresas Brasileiras. Revista de Administração, v. 15, n. 3, p. 1-25, 2017.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: projetos, de pesquisa, TGI, TCC, monografia, dissertação e teses. São Paulo: Thomson, 1999.
PALHARES, Marcos Fruet. O impacto do marketing verde nas decisões sobre embalagens das cervejarias que operam no Brasil. 2003. Dissertação de Mestrado em Administração – Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), 2003.
PAPADAS, Karolos-Konstantinos; AVLONITIS, George J.; CARRIGAN, Marylyn. Green marketing orientation: Conceptualization, scale development and validation. Journal of Business Research, v. 80, p. 236–246, 2017.
PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2005.
PRIDE, William M.; FERREL, O. C. Marketing: conceitos e estratégias. 11. ed. São Paulo: LTC Editora, 2001.
SILVA, Luciana; SELOW, Marcela Lima Cardoso. A Influência do Marketing Verde no Consumo da Geração Y. Vitrine de Produção Acadêmica Produção de Alunos da Faculdade Dom Bosco, v. 3, n. 2, 2017.
SILVA, Minelle Enéas da; SILVA, Tania Nunes da. A promoção do Consumo Sustentável por um movimento de Transição. Revista de administração e negócios da Amazônia [on-line]. RARA, v. 6, n. 1, p. 55-69, 2014.
SOUZA, AntonioNadson Mascarenhas; MEURER, Alison Martins; ANZILAGO, Marcielle. Análise e Aderência das Práticas de Gestão e Responsabilidade Ambiental Adotadas pela Natulab Laboratórios S/A em Relação às Empresas do Setor de Medicamentos Listadas na B3. Anais: XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA). São Paulo, Dezembro de 2017.
Refbacks
- There are currently no refbacks.