CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UM SUPERMERCADO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Milena Galtarossa Balbo

Resumo


RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral analisar os fatores do clima organizacional que se relacionam à evasão de colaboradores de um supermercado do Oeste do Paraná. O clima organizacional é um estudo que busca identificar a relação que o colaborador tem com a empresa, como ele enxerga e percebe o ambiente ao seu redor e como isso influencia em seu comportamento. Realizou-se um levantamento, por meio de um questionário estruturado aplicado a 148 colaboradores de um supermercado de Palotina (PR). Para a análise foram empregadas estatística descritiva (médias) e estatísticas multivariadas, tais como: alfa de Cronbach, análise fatorial e correlação, além de análise de conteúdo. Como resultados tem-se que: a maior parte dos colaboradores que estão na empresa até 1 ano, sendo 46%. Em relação à percepção do desempenho do clima organizacional em diferentes setores, constata-se com o maior desempenho as zeladoras (4,07), seguidos do açougue (3,85). Dentro dos setores não foi identificado nenhum abaixo da média, porém o que teve a menor média foi a reposição com (3,23) seguido do restaurante com média (3,40). Observou-se também que todas as dimensões obtiveram correlações moderadas e a que obteve maior correlação entre essas foi: Cultura Organizacional, seguida por Liderança e Qualidade de Vida. Os pontos fracos se concentram em: tratamento desigual dos funcionários, conflitos na equipe e desmotivação. E por fim, como principais sugestões tem-se realizar feedback semanais e analisar o comportamento dos encarregados com os funcionários, pois um dos comentários mais citados como ponto fraco foi o tratamento desigual com os colaboradores.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.