DETERMINAÇÃO DO PONTO DE PEDIDO DE CERVEJAS EM UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM BELÉM – PA

IANÊ VALENTE PIRES, DENNIS HERNAN SANTOS DA SILVA, BRENO DE OLIVEIRA PINA, GABRIEL DA SILVA ANDRADE, LUIZ THIAGO MONTEIRO

Resumo


O comércio de bebidas alcoólicas, no qual a cerveja se destaca, apresenta um grande potencial a nível mundial. Devido a isso, este artigo visou desenvolver o ponto de pedido de produtos de uma empresa que trabalha na comercialização de bebidas, principalmente de cervejas. Com o ponto de pedido, a empresa torna-se mais competitiva por não estocar uma quantidade elevada de produtos sem deixar que a demanda não seja atendida. Para isso, desenvolveram-se cálculos para determinar a melhor forma de previsão de demanda – aquela com o menor erro – para em seguida encontrar o estoque de segurança e, por fim, estabelecer o ponto de pedido. A média exponencial foi o modelo de previsão que melhor se adequou às necessidades do estudo e o estoque de segurança encontrado foi menor que 30% da demanda média mensal do produto de estudo, o que reforça o resultado como satisfatório.

PALAVRAS-CHAVE: Cerveja, Ponto de pedido, Estoque, Previsão de demanda, Média exponencial.


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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

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