FATORES DE SUCESSO NA COMUNICAÇÃO INTERNA DAS ORGANIZAÇÕES
Abstract
Esta pesquisa tem como proposta levantar os principais fatores que influenciam positivamente a comunicação interna das organizações, uma vez que derivada do Endomarketing, uma ferramenta que tem como objetivo a interação e comunicação entre a empresa e seus colaboradores. A metodologia utilizada neste trabalho é a qualitativa, enquadrando-se também em um estudo de caso de um hospital paulista com complementos bibliográficos. Os instrumentos de pesquisa utilizados para obtenção de resultados foram aplicação de questionário online, onde foi possível a percepção da importância que os colaboradores sentem quanto à comunicação interna dentro da organização e de suas equipes.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing. Porto Alegre: Ortiz, 1994.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão. Porto Alegre: L&PM, 1998.
BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o Marketing Interno. Porto Alegre: L&PM, 2000.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas á estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
CAVAGNOLLI, Daniela Castro Salvador; MAINO, Joelma Rejane. Proposta de um projeto de Marketing Interno para ser implantado na Universidade Feevale. Anais... Seminário de Pós-Graduação. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2010.
CHINEM, Rivaldo. Introdução a Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010.
CLEMEN, Paulo. Como Implantar uma Área de Comunicação Interna: Nós, as Pessoas, Fazemos a Diferença. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional. 2. ed. Brasília: Casa das Musas, 2012.
FONSECA, Liliane Ribeiro. Os desafios da comunicação dentro das organizações.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2008.
LIMA, Ruy Pinheiro de; FIGUEIRÓ, Denise Mendes. Endomarketing como medida estratégica ao desenvolvimento organizacional das cooperativas.
Disponível em : Acesso em 13 Set. 2017
MARTINS, Alfeu Rodrigues. O fluxo da Comunicação Interna.
Disponível em: Acesso em 13 Set. 2017
MUCZNIK, Lúcia Liba; BORGES, Ana Margarida de Almeida. Léxico.
Disponível em: < https://www.lexico.pt/identificar > Acesso em 13 Set. 2017
PEREIRA, Vanessa Souza. Contornos: Educação e Pesquisa.
Disponível em: Acesso 18 Out. 2017
SANT'ANNA, Thiago Fernando Santos e. A importância de uma boa comunicação interna da organização como forma de competitividade e motivacional estudo de caso: AC Nielsen do Brasil.
Disponível em:
Acesso em 13 Set. 2017
SANTOS, Débora Ribeiro; NEVES, Flávia de Siqueira; CABRAL, Luís Felipe. Dicio: Dicionário online de Português.
Disponível em: < https://www.dicio.com.br/identificar/ > Acesso em 13 Set. 2017
SIQUEIRA, Lucas da Silva. Coração do Negócio.
Disponível em: Acesso em 08 Set. 2017
TAVARES, Angélica Brito Soares; MAGALHÃES, Gislaine Teixeira Mata; REGALA JR., Renato Marcelo. Comunicação empresarial interna e sua importância para as organizações.
Disponível em: Acesso em 13 de Set. 2017
TAVARES, Mauricio. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação Empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
TREMÊA, Géssica Taiza. A comunicação interna como ferramenta para obtenção de resultados.
Disponível em: Acesso em 13 Set. 2017
Refbacks
- There are currently no refbacks.