O efeito da crença comportamental de conformidade e da pressão social na intenção de conformidade em uma empresa do setor elétrico brasileiro

Diego de Souza Andrade, Eric de Paula Ferreira, Fábio Corrêa, Fernando Silva Parreiras

Resumo


Objetivo: Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos da Crença Comportamental de Conformidade e da Pressão Social na Intenção de Conformidade em uma empresa do setor elétrico brasileiro. Fundamentos teóricos: O comportamento das pessoas que executam os processos organizacionais está diretamente relacionado ao nível de conhecimento dessas em relação aos procedimentos, regras e regulamentos da empresa. Esse comportamento, segundo a Teoria do Comportamento Planejado, é baseado na intenção humana, representando o quanto esse indivíduo está disposto a realizar uma determinada ação. Metodologia: Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando um questionário estruturado survey como instrumento de coleta de dados, e a modelagem de equações estruturais como técnica de análise de dados. Resultados: Ao todo, foram obtidas 504 respostas e, após as respectivas análises, os resultados apontaram que tanto a Crença de Comportamento de Conformidade, quanto Pressão Social, exercem influência significativa e positiva sobre a Intenção de Conformidade. A aplicação desta pesquisa em empresas de segmentos distintos é sugestão de pesquisa futura. Originalidade/valor: Esta pesquisa contribui por avaliar o efeito da crença comportamental no setor elétrico brasileiro, aliando a Teoria do Comportamento Planejado à prática empresarial.Objetivo: Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos da Crença Comportamental de Conformidade e da Pressão Social na Intenção de Conformidade em uma empresa do setor elétrico brasileiro. Fundamentos teóricos: O comportamento das pessoas que executam os processos organizacionais está diretamente relacionado ao nível de conhecimento dessas em relação aos procedimentos, regras e regulamentos da empresa. Esse comportamento, segundo a Teoria do Comportamento Planejado, é baseado na intenção humana, representando o quanto esse indivíduo está disposto a realizar uma determinada ação. Metodologia: Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando um questionário estruturado survey como instrumento de coleta de dados, e a modelagem de equações estruturais como técnica de análise de dados. Resultados: Ao todo, foram obtidas 504 respostas e, após as respectivas análises, os resultados apontaram que tanto a Crença de Comportamento de Conformidade, quanto Pressão Social, exercem influência significativa e positiva sobre a Intenção de Conformidade. A aplicação desta pesquisa em empresas de segmentos distintos é sugestão de pesquisa futura. Originalidade/valor: Esta pesquisa contribui por avaliar o efeito da crença comportamental no setor elétrico brasileiro, aliando a Teoria do Comportamento Planejado à prática empresarial.

Palavras-chave


Conformidade; Comportamento de conformidade; Teoria do Comportamento Planejado; Setor Elétrico

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