Aquisição e aculturação: análise das transformações na cultura de indústria de produtos elétricos de Campo Largo - PR após aquisição por multinacional francesa

Andrio Henrique FERRAZ, Diego Maganhotto CORAIOLA

Abstract


RESUMO

Processos de fusão e aquisição estão se tornando cada vez mais comuns e frequentes nacional e internacionalmente, como resposta a um ambiente global marcado pela alta competitividade. Tais processos pressupõem o encontro de culturas diferentes, tendo cada uma delas pressupostos, crenças e modelos distintos de interpretar a realidade. Deste modo, impõe-se às organizações o desafio de gerir de maneira eficaz o processo de aculturação estabelecido a partir do contato e união dos membros de diferentes organizações fusionadas ou adquiridas. O presente estudo possui como objetivo entender as transformações culturais geradas pela aquisição de empresa brasileira da área de produtos elétricos de baixa tensão,  neste trabalho denominada de Alpha, por uma multinacional francesa. Para tanto, foi realizada revisão da literatura sobre a relação entre cultura organizacional e processos de fusões e aquisições. Como método de pesquisa, optou-se pelo desenvolvimento de  estudo de caso de corte transversal com avaliação longitudinal, a fim de se identificar os padrões culturais antes e depois do processo de aquisição. A pesquisa é de tipo qualitativo-descritivo, pois o interesse era compreender em profundidade as transformações desencadeadas na cultura organizacional pelo processo de aquisição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com dezesseis funcionários de diferentes setores que experienciaram as transformações na cultura da organização e foram analisados a partir da técnica de análise temática de conteúdo. Dentre as principais conclusões da pesquisa aponta-se a transição de estrutura cultural assentada em traços de gestão familiar para modelo multicultural profissionalizado, com perda dos vínculos da organização com as instituições locais e dos elementos identitários da organização com a comunidade próxima.

 

Palavras-Chave: cultura organizacional; aquisição de empresas; mudança organizacional.

 

 

ABSTRACT

Mergers and acquisitions are becoming increasingly frequent and common nationally and internationally in response to a global environment marked by high competitiveness. These processes require the meeting of different cultures, characterized by different assumptions, beliefs, and models of interpreting reality. Thus, it is a great challenge for organizations to manage effectively the process of acculturation that takes place from the contact of members from different merged or acquired organizations. The present study has as its main objective to understand the most relevant cultural transformations due to the acquisition of a Brazilian low voltage electrical products company, from now on called Alpha, by a French multinational. In order to develop the research, we reviewed the literature on the relationship between organizational culture and processes of mergers and acquisitions. We chose case study as the research method. A cross-sectional and the acquisition process. The research is qualitative and descriptive, because the interest was to understand the depth of organizational culture change triggered by the acquisition process. Data were collected through semi-structured interviews with sixteen employees from different sectors that experienced the changes in the organizational culture and were analyzed by the technique of thematic content analysis. The main findings of the research points to a transition between a cultural structure based on family traits to a multicultural and professional management model, characterized by a loss of the organization's links with local institutions and the organizational elements of identity with the surrounding community.

 

Keywords: organizational culture; company acquisition; organizational change.

 


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