Competitividade e estratégias internacionais do setor vinícola brasileiro

Elisa Ribeiro MEIRELLES, Marcelo Giroto REBELATO, Andréia Marize RODRIGUES

Resumo


RESUMO

O comércio internacional de vinho tem crescido muito nas últimas décadas, apesar de o consumo de vinho não ter crescido neste período. O aumento do comércio internacional coloca as vinícolas brasileiras, que tradicionalmente produziam vinhos de baixa qualidade e elaborados a partir de cepas americanas e híbridas, frente a um novo e mais elevado patamar concorrencial, forçando estas empresas a conquistar habilidades para poder sobreviver no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar como as vinícolas exportadoras do Brasil reagiram à abertura dos mercados internacionais, mapear o seu desempenho e analisar a evolução e os resultados das suas estratégias de exportação. Como resultado do estudo, conclui-se que a exportação de vinhos finos brasileiros encontra-se em fase de crescimento e que o país vem apresentando considerável incremento nas exportações de vinho, ampliando do número de vinícolas exportadoras, além de uma expressiva diversificação dos países de destino. Este resultado está relacionado à melhora da qualidade do vinho brasileiro, fruto do investimento em tecnologia e evidenciado pelo aumento do preço médio de exportação.

Palavras-chave: comércio vinícola mundial, exportações de vinhos brasileiros, evolução da qualidade do vinho brasileiro.

 

ABSTRACT

The international trade of wine has grown in recent decades, although wine consumption has not grown during this period. The increase in international trade puts the Brazilian wineries, which have traditionally produced wines of low quality and made from american and hybrid strains, in front to a new and higher level of competition, forcing companies to reach skills to survive in the market. In this context, the objective of this paper is to identify how the wine Brazilian exporters reacted to the opening of international markets, to map and analyze their performance progress and results of their export strategies. As a result of the study, we concluded that the exportation of fine wines in Brazil is growing and that the country has shown considerable increase in wine exportations, expanding the number of exporting wineries, plus a significant diversification in destinations. This result is related to quality improvement of Brazilian wine, fruit of the investment in technology and evidenced by the increase in the average exportation price.

Key-words: global wine trade, exports of Brazilian wine, quality evolution of Brazilian wine.

 

 

 


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