Metodologias ativas no ensino de administração: aplicação da aprendizagem baseada em projeto no desafio de pesquisar organizações do terceiro setor
Abstract
O artigo contempla o acompanhamento de prática educacional que trabalha com organizações do terceiro setor, no âmbito do ensino de administração, onde se aplicam metodologias ativas, com uso da aprendizagem baseada em projeto. O projeto contempla uma dinâmica diferente das demais práticas educativas, o que significa dizer que se espera dos alunos uma postura proativa na resolução dos problemas e, um posicionamento mais autônomo para o desenvolvimento do projeto e, da validação das competências previstas para a unidade curricular. O objetivo do artigo foi de acompanhar a prática de metodologias ativas, por meio de aplicação da aprendizagem baseada em projeto, com a finalidade de contribuir na formação integral dos alunos dos alunos do 2° semestre letivo, na elaboração de projetos para as organizações do terceiro setor objeto de suas pesquisas.
Palavras chave: metodologias ativas; aprendizagem baseada em projeto; competências
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de
aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39,
n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de
estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n.1. p. 25-40,
jan./jun.2001.
BRASIL. Resolução CNE/CES 4/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de
Graduação em Administração, bacharelado.
CARLINI, Alda Luiza. Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: SCARPATO, Marta
(Org.). Os procedimentos de ensino que fazem a aula acontecer. 2. ed. rev. e ampliada.
São Paulo: Avercamp, 2013. Cap. 1, p. 13-67.
DUTRA, Joel Souza; FLEURY, Maria Tereza Leme; RUAS, Roberto, organizadores.
Competências: conceitos, métodos e experiências. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo conceito de competência.
Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, São Paulo, p.183-196,
GONDIM, S. M.; COLS, G. Perfil profissional, formação escolar e mercado de trabalho
segundo a perspectiva de profissionais de recursos humanos. Revista Psicologia:
organizações e trabalho. São Paulo, v.10, p.119-152, 2003.
KULLER, José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento
de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
LAVIERI, Carlos. Educação... empreendedora? In: LOPES, Rose Mary A. (Org.). Educação
empreendedora – conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo:
Sebrae, 2010. Cap. 1, p.1-16.
LIMA, José Edmilson de Souza; CAVASSIN, Marcus Venício; FADUL, David. O ATO DE
ENSINAR: ESTÁGIO DA DOCÊNCIA NO CAMPO JURÍDICO. Revista Juridica, [S.l.], v. 4, n.
, p. 402-412, nov. 2015. ISSN 2316-753X. Disponível em:
. Acesso em. 12. Dez.
doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v4i37.1056.
Refbacks
- There are currently no refbacks.