PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: A REALIDADE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO

Vanda Custódia Felipe Manoel

Resumo


O processo de trabalho de assistência em saúde é visto como diferenciado por propiciar e ao mesmo tempo depender da inter-relação pessoal do corpo de enfermagem. A pesquisa objetivou identificar fatores causadores de sofrimento e prazer, experimentados pelo grupo no exercício das atividades. O Centro de Material e Esterilização tem como corpo de trabalho várias categorias profissionais, entretanto, considera-se como referência a equipe de enfermagem, por ser na maioria das vezes, responsabilizada pelo produto final entregue aos usuários. O estudo realizou-se num Hospital público de grande porte em Belo Horizonte utilizando como método a pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e para coleta dos dados entrevista semi-estruturada. Foram objeto de estudo, os profissionais de enfermagem. O presente trabalho está estruturado em quatro seções, iniciando com a parte introdutória, a segunda seção traz o referencial teórico, com abordagem do contexto da organização do trabalho, na terceira seção é apresentada a metodologia, utilizada abrangendo as técnicas de coleta e análise dos dados, a quarta as considerações finais. Nos resultados ficaram confirmadas diversas teorias estudadas.


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, P. C. P. et al. Saúde do trabalho de enfermagem, In: GRAZIANO, K. et.al. Enfermagem em centro de material e esterilização. São Paulo: Manole, 2011. p. 301-317

BARDIN, L.; Análise de Conteúdo. Lisboa. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Nereida Maria Guabiroba Coelho. Riscos de Adoecimento no trabalho: estudo com médicos e enfermeiros emergencialistas em um hospital regional mato-grossense. Dissertação (Mestrado em Administração)-Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho

no século XX. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1987.

BRUHNS. H. T. (Org.). Lazer e ciências sociais: diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 2002.

CHIAVENATO, A. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DEJOURS, C. A Psicodinâmica do Trabalho – Contribuições da Escola Dejouriana à Análise da Relação Prazer, Sofrimento e Trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

DEJOURS C. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. In J Chanlat. O indivíduo na organização. Ed. Atlas, São Paulo, 1996.

DEJOURS, C. A Banalização da Injustiça Social. Tradutor: Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2003.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à analise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

DEJOURS. C. A loucura no trabalho: estudo de trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

FREUD, S. Mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

MENDES, Ana Magnólia. Valores e prazer-sofrimento no contexto organizacional. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília. 1999.

MENDES, Ana Magnólia; FERREIRA, M. C. Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento – ITRA: instrumento auxiliar de diagnóstico de indicadores críticos no trabalho. In: MENDES, A. M. (Org). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. Cap.5, p. 111-126.

MICHEL, Maria H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed, atual e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MORGAN, G. Imagens da organização. Trad. Cecília W. Bergamini e Roberto Coda.São Paulo: Atlas, 1996.

PADOVEZE, Maria Clara. et al.Recursos humanos e área física na CME. In: Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos em serviços de saúde. São Paulo: APECIH-Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, 2010. p.36 – 40.

RIBEIRO, M. D. Prazer e sofrimento no trabalho: estudo de caso com docentes de

uma escola de ensino fundamental pública do Estado de Minas Gerais. 2011. 129 f.

Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade Novos Horizontes, Belo

Horizonte. 2011.

PAGÈS, M. et al. O poder das organizações: a dominação das multinacionais sobre os indivíduos. Tradução de Maria Cecília Pereira Tavares e Sônia Simas Favati. São Paulo: Atlas, 1987.

POSSARI, J. F. Histórico, finalidades, localização e áreas físicas. In: Centro de material e esterilização: planejamento e gestão. São Paulo: Latria. 2003. p.17-28.

POSSARI, J. F. Recursos humanos do centro de material e esterilização. In: Centro de material e esterilização: planejamento e gestão. São Paulo: Latria. 2003.p. 141-142.

SILVA, A. Organização do trabalho na Unidade Centro de Material. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 169-78, ago. 1998.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.