VENCENDO AS BARREIRAS CULTURAIS NO PROCESSO DE EXPATRIAÇÃO POR MEIO DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PESSOAS: O CASO DOS PROFISSIONAIS NA VOLVO DE CURITIBA

Larissa Mallmann Brandão

Resumo


O sucesso da estratégia de crescimento empresarial por meio da entrada em mercados distantes depende em grande parte da expatriação de profissionais para laborarem nos países onde se encontram as filiais ou subsidiárias da organização. Com isso, cada vez mais as empresas se apoiam em equipes multiculturais para conduzir seus negócios, seja para exportar, firmar parcerias ou para internacionalizar suas operações. A diversidade cultural dessas equipes gera grandes desafios, porém tem também o potencial de gerar excelentes resultados. Neste contexto, o Grupo Volvo é uma referência de empresa global que inclui a diversidade – de gênero, raça e cultura – em seus princípios consolidados. Portanto, com amparo em teorias referentes à Cultura Organizacional e à Psicologia Intercultural, procurou-se analisar o conjunto de práticas e ferramentas adotado pela Gestão de Pessoas da empresa pesquisada com a finalidade de vencer as barreiras culturais no processo de expatriação de seus profissionais.


Texto completo:

PDF

Referências


BANAI, M. The ethnocentric staffing policy in multinational corporations: A self-fulfilling prophecy. The International Journal of Human Resource Management 3,45 1-472. 1992.

BERRY, John W.; POORTINGA, Ype H.; SEGALL, MARSHALL H.; DASEN, Pierre R. CrossCultural Psychology. Cambridge: Cambridge University Press. 2002.

BRISCOE, D.R. International human resources management. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1995.

FATEHI, K. International Management. New Jersey: Prentice Hall. 1996.

NEVADO, Pedro Picaluga. A opção expatriado-local na gestão de topo das subsidiárias das empresas multinacionais. O caso das subsidiárias portuguesas de empresas alemãs. Working Paper n. 1/2003. p. 02. Disponível em < http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=51156891 > Acesso em: 10 de novembro de 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/AdminRev.2316-7548.v1i20.546

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.