Gestão do Conhecimento: Políticas e Práticas de Institucionalização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Sônia Regina Lamego Lino, Pedro Antonio de Melo, Amélia Silveira

Resumo


Gestão do Conhecimento (GC) na Educação Superior se apresenta como campo de estudo e envolve as Instituições de Ensino Superior (IES). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), desde seus primórdios, considerou a GC como política e prática de ação. Avaliar a institucionalização da GC no IFSC constitui-se no objetivo de investigação. O método de pesquisa foi qualitativo, com delineamento de estudo de caso único. Documentos institucionais, observação não participante e entrevistas com os gestores do IFSC asseguraram a triangulação da pesquisa. O período de tempo considerado foi longitudinal: 2004 a julho de 2020. Os resultados evidenciaram que a experiência em GC no IFSC é inegável. Há entendimento favorável dos gestores sobre o tema.  Há, entretanto, o que aperfeiçoar. A pesquisa contribui para alicerçar e ampliar o entendimento do tema.   


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento (GC); Educação Superior; Instituições de Ensino Superior (IES)

Texto completo:

PDF

Referências


ABDELLATIF, Megnounif; ASMA, Kherbouche. A functional approach of knowledge management system applied to institutions of higher education. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ISKO-MAGHREB: CONCEPTS AND TOOLS FOR KNOWLEDGE MANAGEMENT, 4., 2014, Algeria. Proceedings […] Tlemcen, Algeria: IEEE, 2014. p. 1-7. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7033453. Acesso em: 1 jul. 2020.

ACEVEDO-CORREA, Yesenia et al. Alternativas para modelos de gestión del conocimiento en instituciones de educación superior. Ingeniare, Revista Chilena de Ingeniería, v. 27, n. 3, p. 410-420, 2019. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-33052019000300410&script=sci_arttext. Acesso em: 1 jul. 2020.

ALI, Osama F.; GOHNEIM, Ahmad; AL ROUBAIE, Amer. Knowledge sharing culture in higher education institutions: critical literature review. In: EUROPEAN MEDITERRANEAN & MIDDLE EASTERN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEM, 2014. Proceedings […] 2014. p. 1-18. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Osama_Al_Kurdi2/publication/267512109_Knowledge_Sharing_Culture_in_Higher_Education_Institutions_Critical_Literature_Review_1_Knowledge_Sharing_Culture_in_Higher_Education_Institutions_Critical_Literature_Review/links/5451c4cf0cf2bf864cbaa240/Knowledge-Sharing-Culture-in-Higher-Education-Institutions-Critical-Literature-Review-1-Knowledge-Sharing-Culture-in-Higher-Education-Institutions-Critical-Literature-Review.pdf. Acesso em: 1 jul. 2020.

ALMEIDA, Alcides Vieira de. Dos aprendizes artífices ao CEFET-SC. Florianópolis: CEFET-SC, 2002. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/livro_100anos_2016.pdf/6c6b9d8b-d3ac-cb6e-bd3b-9fdb628a7419. Acesso em: 30 jun. 2020.

AMANTE, Claudio José; PETRI, Cristiele Aparecida. Técnicas e ferramentas de gestão do conhecimento & inovação: o caso do instituto federal de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 17., 2017, Mar de Plata. Anais [...] Mar de Plata, Argentina, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181200. Acesso em: 30 jun. 2020.

ASMA, Kherbouche; ABDELLATIF, Megnounif. A new model for the impact of knowledge management on university performance. Journal of Information & Knowledge Management, v. 15, n. 4, 2016. Disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S0219649216500416. Acesso em: 30 jun. 2020.

BALBINO, José Nivaldo; SILVA, Helena de Fátima Nunes; QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira. O estágio de desenvolvimento da gestão do conhecimento nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 2, p. 80-98, jul./dez. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5763756. Acesso em: 30 jun. 2020.

BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília, DF: IPEA, 2012. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/754/1/Modelo%20de%20Gest%c3%a3o%20do%20Conhecimento%20para%20a%20Administra%c3%a7%c3%a3o%20P%c3%bablica%20Brasileira.%20Livro.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 25 maio 2020.

BRASIL. Portaria n. 1.125, de 28 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, n. 228, p. 30-32, 28 nov. 2007. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/840925/pg-32-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-28-11-2007?ref=serp. Acesso em: 25 maio 2020.

BELAN, Andressa Bregalda. Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo de caso no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136506. Acesso em: 1 jul. 2020.

CAJUEIRO, Joyce Lene Gomes. Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia de produção) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/4985. Acesso em: 1 jul. 2020.

CHEN, Faxiang; BURSTEIN, Frada. A dynamic model of knowledge management for higher education development. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION TECHNOLOGY BASED HIGHER EDUCATION AND TRAINING, 7., 2006, Ultimo, Austrália. Anais [...] Ultimo, Austrália, 2006. p. 173-180. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/4141625/. Acesso em: 1 jul. 2020.

CRANFIELD, Desiree. Knowledge management and higher education: a UK case study using grounded theory. 2011. Tese (Doutorado em Sociologia) – School of Management, University of Southampton, Southampton, 2011. Disponível em: https://eprints.soton.ac.uk/191855/. Acesso em: 1 jul. 2020.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ymi5AwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA7&dq=CRESWELL,+John+W.+Investiga%C3%A7%C3%A3o+qualitativa+e+projeto+de+pesquisa:+escolhendo+entre+cinco+abordagens.+3.+ed.+Porto+Alegre:+Penso,+2014.&ots=MvcKzvMr5q&sig=i79Ke8q4HAYFZMgrs2N-JSoE2pU#v=onepage&q=CRESWELL%2C%20John%20W.%20Investiga%C3%A7%C3%A3o%20qualitativa%20e%20projeto%20de%20pesquisa%3A%20escolhendo%20entre%20cinco%20abordagens.%203.%20ed.%20Porto%20Alegre%3A%20Penso%2C%202014.&f=false. Acesso em: 1 jul. 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em: https://pt.slideshare.net/vivianrodrigs/creswell. Acesso em: 5 jul. 2020.

DE FREITAS, Vidalina; YÁBER OLTRA, Guilhermo. A proposed knowledge management systems architecture in institutions of higher education. Espacios, v. 36, n. 10, p. E-2, 2015. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a15v36n10/153610E2.html. Acesso em: 1 jul. 2020.

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, Oct. 1989. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/AMR.1989.4308385. Acesso em: 3 jul. 2020.

FARKAS, Ferenc; DOBRAI, Katalin. Knowledge profile of higher education institutions: an international overview of mainstream research. International Journal of Management in Education, v. 6, n. 1/2, p. 120, 2012. Disponível em: https://www.inderscienceonline.com/doi/abs/10.1504/IJMIE.2012.044005. Acesso em: 1 jul. 2020.

FURIGO, Neusa Pavanello. Análise dos processos de transferência de conhecimentos na área de gestão de pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192914. Acesso em: 28 jun. 2020.

HAMMER, Michael; LEONARD, Dorothy; DAVENPORT, Thomas. Why don't we know more about knowledge? MIT Sloan Management Review, v. 45, n. 4, p. 13-19, 2004. Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Dorothy_Leonard/publication/40967503_Why_don't_we_know_more_about_knowledge/links/55ddc9eb08ae7983897d06a5.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

HASHIM, Hayder Salah; AL-SULAMI, Zainab Amin. Promoting successful knowledge management processes integrated into information technology in higher education universities in Iraq. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, v. 96, n. 24, p. 8291-8299, 2018. Disponível em: http://www.jatit.org/volumes/Vol96No24/16Vol96No24.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

HASSANIAN, Zarah Marzieh; AHANCHIAN, Mohammad Rreza; KARIMI-MOONAGHI, Hossein. Can knowledge management be implemented in the teaching of medical sciences? Acta Facultatis Medicae Naissensis, v. 32, n. 4, p. 231-242, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/290213431_Can_Knowledge_Management_Be_Implemented_in_the_Teaching_of_Medical_Sciences. Acesso em: 28 jun. 2020.

HELOU, Angela Regina Heinzen Amin. Avaliação da maturidade da gestão do conhecimento na administração pública. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157340. Acesso em: 28 jun. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Linha do tempo. Memorial IFSC. Campus Florianópolis: IFSC, [2015?]. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/linha-do-tempo. Acesso em: 28 jun. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. PDI 2015-2019 - revisão fevereiro de 2017. Florianópolis: IFSC, mar. 2017. Disponível em: https://pdi.ifsc.edu.br/download/faca-o-download-do-pdi-2015-2019/. Acesso em: 2 mar. 2020.

KADLUBEK, Sabine et al. Futures studies methods for knowledge management in academic research. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE ENGINEERING AND KNOWLEDGE MANAGEMENT, EKAW, 19., 2014, Aachen. Proceedings […] Aachen, Germany: Springer Verlag, 2014. v. 8876, p. 197-202. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-42620-4_9. Acesso em: 30 jun. 2020.

KUMAR, R.; SARUKESI, K.; UMA, G. V. A holistic knowledge management framework for higher education institutions. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING, COMMUNICATION AND NETWORKING TECHNOLOGIES, 3., 2012, Chennai, China. Proceedings […] Chinnai, China, 2012. p. 1-4. DOI: 10.1109/ICCCNT.2012.6395975. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6395975. Acesso em: 30 jun. 2020.

LAAL, Marjan. Knowledge management in higher education. Procedia Computer Science, v. 3, p. 544-549, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050910004655. Acesso em: 30 jun. 2020.

LINO, Sônia Regina Lamego. Diretrizes para a institucionalização da gestão do conhecimento na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/123126. Acesso em: 30 jun. 2020.

LINO, Sônia Regina Lamego. Relatório de colaboração técnica no IFSC, Campus Florianópolis (2014-2016): observação da DGCFC/IFSC. Identificação de necessidades para um programa de desenvolvimento de pessoas. Florianópolis: IFSC, 2016. Mimeografado.

LINO, Sônia Regina Lamego; SILVEIRA, Amélia; PETARNELLA, Leandro. A gestão do conhecimento nos institutos federais de ensino superior (IFES) sob a ótica de seus gestores. In: CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO TECNOLÓGICA, 16., 2015, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: NITEC, EA/UFRGS, out. 2015a. Disponível em: http://altec2015.nitec.co/altec/papers/103.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

LINO, Sônia Regina Lamego; SILVEIRA, Amélia; PETARNELLA, Leandro. Gestão do conhecimento: modelo para institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Brasil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT, 12., 2015. Anais [...] São Paulo: FEA/USP, jun. 2015b. Disponível em: http://www.contecsi.tecsi.org/index.php/contecsi/12CONTECSI/paper/view/2186. Acesso em: 3 jul. 2020.

MILAM JUNIOR, John H. Knowledge management for higher education. Washington: ERIC Clearinghouse on Higher Education, 2001. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED464520. Acesso em: 3 jul. 2020.

PEREIRA, Márcio André Ferreira. O rápido crescimento educacional público tecnológico no estado de São Paulo: o caso Centro Paula Sousa. 2012. Dissertação (Mestrado em Organização e Gestão) – Universidade Católica de Santos, 2012. Disponível em: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/518. Acesso em: 12 jun. 2020.

PETRI, Cristiele Aparecida. Maturidade em gestão do conhecimento no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina (IFSC): o caso da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206121. Acesso em: 3 jul. 2020.

RAMOS, Taís Leile. Comunicação da marca e gestão do conhecimento nos institutos federais: estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169457. Acesso em: 3 jul. 2020.

RIVERA GONZÁLEZ, Gibrán; RIVERA GONZÁLEZ, Igor Antonio. Design, measurement and analysis of a knowledge management model in the context of a Mexican university. Innovar, v. 26, n. 59, p. 21-34, 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/inno/v26n59/v26n59a03.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.

SANTOS, Cintia Almeida da Silva. Modelo de gestão do conhecimento para organizações de educação profissional e tecnológica: a comunidade de prática na implementação de um repositório digital institucional. 2017. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1920. Acesso em: 28 jun. 2020.

SANTOS JUNIOR, Ernani Rufino dos. Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo delfos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5343. Acesso em: 12 jun. 2020.

SILVA, Altieres Oliveira; Séllos-Knoerr, Viviane Coêlho; Janes, Diego dos Santos; Martins; Jose Alberto Monteiro. Como Elaborar um Resumo Estruturado Como Instrumento na Disseminação Científica: Um Breve Roteiro. Intern. Journal of Profess. Bus. Review, São Paulo, v. 5, n. 2, p. IV-XII, jun. 2020. http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2020.v5i2.215.

SILVA, Ivandro Marques da. Diretrizes para uma política de gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5589. Acesso em: 20 fev. 2020.

SILVA JÚNIOR, Aloisio; AMANTE, Claudio José. O fomento de uma cultura de inovação nos ambientes administrativos e de apoio ao ensino na visão dos gestores do IFSC Campus Florianópolis. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 16., 2016, Arequipa, Peru. Anais [...] Arequipa, Peru, 23-25 nov. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172064/OK%20-%20101_00462%20OK.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 fev. 2020.

SOUZA, André Luis Fachini de; HELOU, Angela Regina Heinzen Amin; SOHN, Ana Paula Lisboa. Identificação do grau de maturidade em gestão do conhecimento no setor de ensino: um estudo no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 47 n. 2, p. 171-186, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4027. Acesso em: 6 fev. 2020.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível em: https://pagotto.files.wordpress.com/2018/09/pesquisa-qualitativa-tecnicas-e-procedimentos.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.

VAN TA, Canh; ZYNGIER, Suzanne. Knowledge sharing barriers in vietnamese higher education institutions (HEIS). International Journal of Knowledge Management, v. 14, n. 1, p. 51-70, 2018. Disponível em: https://www.igi-global.com/article/knowledge-sharing-barriers-in-vietnamese-higher-education-institutions-heis/201526. Acesso em: 28 jun. 2020.

VEIGA, Mariana Feminella. Movimentação de pessoal na gestão de pessoas do IFSC: a ótica dos gestores. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169207. Acesso em: 30 jun. 2020.

WOSZEZENKI, Cristiane Raquel et al. A gestão do conhecimento nos Institutos Federais do Estado de Santa Catarina. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 19., 2012, Bauru. Anais [...] Bauru, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/289526953_A_Gestao_do_Conhecimento_nos_Institutos_Federais_do_Estado_de_Santa_Catarina. Acesso em: 6 fev. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=EtOyBQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR1&dq=YIN,+Robert+K.+Estudo+de+caso:+planejamento+e+m%C3%A9todos.+4.+ed.+Porto+Alegre:+Bookman,+2010.&ots=-kdjpoD1uv&sig=1eJeAqyWT2EdKWr5n9HUvL3gox0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 30 jun. 2020.

ZAPELINI, Wilson Berckembrock et al. Gestão do conhecimento como sistema de gestão do CEFET/SC. In: JORNADA NACIONAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2., Brasília, DF, 4-6 dez. 2007. Livro de resumos [...] Brasília, DF, jan. 2008. p. 92. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/jornada2_livro.pdf. Acesso em: 6 jun. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.