Sucesso psicológico, felicidade e linguagem fílmica em administração.
Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objeto de estudo a utilização da linguagem fílmica no contexto de processos de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração, no âmbito da iniciação científica. Inserido nos textos interativos, visuais e observacionais, objetiva analisar os conceitos de sucesso psicológico e felicidade, aplicados à Administração à luz da análise fílmica. Para tanto toma como unidade de análise o filme “À Procura da Felicidade” (The Pursuit of Happiness), dirigido por Gabriele Muccino (2006). A base teórica está concentrada em Kurt Lewin (1935), Chris Argyris (1959-2000) e Valença (1997), todos eles aqui utilizados como base de argumentação. Procurou-se, neste artigo, responder à pergunta de como os conceitos de sucesso psicológico e felicidade podem ser utilizados no campo da Administração. Ressalvadas as limitações do próprio método observacional indireto e, potencializadas as suas vantagens, diz-se que os conceitos de sucesso psicológico e felicidade podem ser aplicados ao ensino de administração por meio de práticas de ensino que estimulem a aprendizagem dos alunos, uma vez que se mostrou possível trazer para o ambiente de estudo os conceitos nele abordados, o que representa uma possibilidade de contribuição para outros estudos envolvendo alunos e contextos diferentes de iniciação científica e de pós-graduação em Administração.
Palavras-chave: Sucesso Psicológico e Felicidade; Linguagem Fílmica; Administração.
ABSTRACT
This article aims to study the use of film language in the context of teaching-learning and research in administration within the undergraduates. Included in interactive texts, visual and observational, aims to analyze the psychological concepts of success and happiness, the administration applied in the light of film analysis. For this analysis takes as its unit of the movie "The Pursuit of Happyness" directed by Gabriele Muccino (2006). The theoretical basis is concentrated in Kurt Lewin (1935), Chris Argyris (1959-2000) and Valença (1997), all used here as a basis for argument. It was, this article answer the question of how psychological concepts of success and happiness can be used in the field of Administration. Subject to the limitations of the observational method and indirect leveraged its advantages, says that the psychological concepts of success and happiness can be applied to administration education through teaching practices that foster student learning, since it showed if possible bring to the learning environment the concepts covered in it, which is a possibility of contribution to other studies involving different contexts of students and undergraduate research and graduate studies in administration.
Keywords: Psychological Success and Happiness; Filmic Language; Administration.
Texto completo:
PDFReferências
Abbagnano, N. (1982). Dicionário de filosofia. São Paulo: MestreJou.
Abbagnano, N. (2003). Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes
Argyris, C. (1959). Understanding human behavior organization: one willpoint modern
organization theory. New York: Mason Haire.
Argyris, C. (2000). Flawed advice and the management trap. New York: Oxford University
Press.
Bach, Richard (2000). Mensagens para sempre. São Paulo: Vergara y Ribas Editora.
Balassiano, M.; Ventura, E. C. F.; Filho, J. R. F. (Jul./Set. 2004). Carreiras e cidades:
existiria um melhor lugar para se fazer carreira? In: Revista de Administração
Contemporânea - RAC, v. 8, n. 3, pp. 99-116. Curitiba: ANPAD Jul./Set. 2004.
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Carvalho, J. l. F. S. (2007). Estimulando a criatividade e o pensamento crítico: o professor
como ator, diretor e dramaturgo. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org).
Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 173 – 184.
São Paulo: Atlas.
Carvalho, M. B; Gonçalves, C. A.; Pardini, D. J., A felicidade em Foco – mensurando
conceito metafísico para estratégia governamental e recomendações organizacionais.
In: Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 3, n. 2, p. 269-287, mai./ago. 2010
Chizzotti, A. (2008). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petropólis:
Vozes.
Comte-Spoville, A. (2001). A felicidade, desesperadamente. São Paulo: Martins Fontes
Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2003). Métodos de pesquisa em Administração. Porto
Alegre: Bookman.
Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (2007). Administração com arte: papel e impacto
da arte no processo de ensino-aprendizagem. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P.
(Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 13 – 26.
São Paulo: Atlas.
Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (2007). Arte no ensino da administração e
administração com arte. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração
com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 287–290. São Paulo: Atlas.
Duarte, R. (2002). Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica.
Ferraz, R. B.; Tavares, H.; Zilberman, M. L. (2007) Felicidade: uma revisão.
http://www.adorocinema.com/filmes/a-procura-da-felicidade/ acesso: 30 de junho de 2011.
http://www.sonypictures.com/movies/thepursuitofhappyness/site/flash.html acesso: 04 de
julho de 2011.
Leite, N. R. P; Leite, F. P. (2007). Um estudo observacional do filme Denise está chamando
à luz da teoria da ação de Chris Argyris e Donald Schön. Revista de Gestão - REGE USP,
v.14, n. especial, pp.77-91. São Paulo: FEA- USP.
Leite, N. R. P; Leite, F. P. (2010). A linguagem fílmica na formação e no fortalecimento de
grupos, equipes e times de trabalho: aplicações do estudo observacional. Revista de
Gestão da USP – REGE USP, v.17, n.1, pp. 75-97. São Paulo: FEA-USP.
Leite, N. R. P.; Nishimura, A. T.; Leite, F. P. (Mai./ Ago./ 2010). O estudo do construto amor
em Administração: ciência ou senso comum? Revista REUNA, v.15, n.2, p. 59-81. Belo
Horizonte: UNA.
Leite, N. R. P.; Leite, F. P.; Nishimura, A. T.; Cherez, R. L. (Out./Dez./2010). Educação
tutorial: revitalizando ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Revista de
Administração FACES Journal, v. 9, n. 4. Belo Horizonte: FACES.
Leloup, J-Y. (2002). Amar… apesar de tudo. Campinas, SP: Verus.
Levin, K. (1935). A dynamic theory of personality. New York: McGraw Hill.
Levin, K. (1936). Principles of topological psychology. New York: McGraw Hill.
Levin, K. (1997). Resolving social conflicts: field theory in social science.Wasghinton,
DC: American Psychological Association.
LIMA, José Edmilson de Souza; CAVASSIN, Marcus Venício; FADUL, David. O ATO DE
ENSINAR: ESTÁGIO DA DOCÊNCIA NO CAMPO JURÍDICO. Revista Juridica, [S.l.], v. 4, n.
, p. 402-412, nov. 2015. ISSN 2316-753X. Disponível em:
. Acesso em: 12. Dez.
doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v4i37.1056.
Moreira, D. A. (2004). O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: P. Thomson
Learning.
Muccino, G. (2006). The pursuit of happiness. Columbia Pictures.
QUEIROZ, Roberlei Aldo; TEIXEIRA JR, Juarez Ribas; KNOERR, Fernando Gustavo.
CONTROLE E VIGILÂNCIA DO CIDADÃO ATRAVÉS DO PODER PÚBLICO. UM DIÁLOGO
COM MICHEL FOUCAULT E HANS JONAS SOBRE PROGRAMAS DE GOVERNO. Revista
Juridica, [S.l.], v. 4, n. 37, p. 413-443, nov. 2015. ISSN 2316-753X. Disponível em:
. Acesso em: 10.
Dez.2015. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v4i37.1057.
SILVA, Ricardo Marcassa Ribeiro Da; SÉLLOS-KNOERR, Viviane Côelho de. O TRABALHO
COMO INSTRUMENTO DA PROMOÇÃO DA DIGNIDADE DO PRESO. Revista Juridica, [S.l.],
v. 1, n. 38, p. 136 - 158, dez. 2015. ISSN 2316-753X. Disponível em:
. Acesso em: 12.
Dez,2015.. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v1i38.1269.
Rego, A. (2009). Empregados felizes são mais produtivos? Revista de estudos
politécnicos, v. VII, n. 12, 215- 233.
Ruas R. L. (2004). Literatura, dramatização e ensino em Administração – uma
experiência de apropriação de práticas teatrais à formação gerencial. In: Encontro da
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 28. Curitiba:
ANPAD.
Russell, B. (2002). A conquista da felicidade. Rio de Janeiro: Ediouro
Wood Jr., T. (2000). Metáforas espetaculares: do dramatismo teatral ao dramatismo
cinematográfico. Florianópolis: Anais do XXIV EnANPAD, 2000.
Valença, A. C. (1997). Eficácia profissional - obra em homenagem aos 23 anos da
publicação de theory in practice de Chris Argyris e Donald Schön. Rio de Janeiro:
Qualitymark.
Vergara, S. C. (2003). Repensando a relação ensino-aprendizagem em Administração:
argumentos teóricos, páticas e recursos. Salvador: EAUFBA – Revista O&S, v.10, n. 28.
Vergara, S. C. (2005). Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2007). Arte no ensino da administração e administração com arte. In: Davel,
E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de
ensino-aprendizagem pp. 278 – 287. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2007). Arte cenográfica, vídeos, dramatizações e música no ensino de teoria
das organizações. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com
arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 277 – 286. São Paulo: Atlas,
Vieira, M. M. F.; Zouain, D. M. (Orgs.) (2004). Pesquisa qualitativa em Administração. Rio
de Janeiro: FGV.
Taylor, S. S. (2007). Experimentando diferentes modos de conhecimento por meio da
improvisação teatral. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com
arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 185 – 194. São Paulo: Atlas
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181