Economia e coaching: uma abordagem para o desenvolvimento de territórios.

Eliane Maria da Silva Delmondes Dias, Laender Tavares Malta Ozolio

Resumo


O texto que ora apresentamos é parte de uma pesquisa vinculada ao programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O artigo é de cunho instrumental, onde se tenta trazer luz do pensamento algumas teorias aplicáveis em nossa realidade ao pensarmos o desenvolvimento. As relações entre as pessoas da comunidade deve ser foco em um modelo de desenvolvimento. Assim, uma análise puramente econômica perde o sentido, no entanto uma análise econômica com abordagem coaching pode fomentar novos alicerces para o desenvolvimento, de modo que o argumento principal é o de busca dos sentimentos do local para o afloramento de necessidades comuns, estas necessidades comuns irá conduzir a comunidade a enfrentar os desafios comuns, dando início à cooperação. A cooperação entre agentes é observada como necessária, mas, a percepção desta necessidade nem sempre é notável, o coaching através de seus instrumentais fomentará após identificar as pequenas nuances que podem servir como fonte de desenvolvimento além de treinamentos necessários para que possam se desenvolver. O coaching terá papel fundamental, pois será ele que conduzirá as etapas do desenvolvimento, com o coaching não teremos um líder da comunidade, mas, sim um grupo de agentes comunitários capaz de conduzir diversas frentes.

Palavras chave: Economia. Coaching. Desenvolvimento econômico de territórios.


Texto completo:

PDF

Referências


AGOSTINHO, Márcia Cristina Esteves, “Administração complexa” revendo as bases cientificas da administração, ERA - eletrônica, Vol. 2, Nº. 1, jan-jun/2003.

BAROSA-PEREIRA, A. Coaching em Portugal. Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo (2008).

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

DE AQUINO, J. A. As teorias da ação social de Coleman e de Bourdieu. Humanidades e Ciências Sociais - vol. 2 no 2 – 2000, PP. 17-29.

GRASSI, Robson Antonio. Capacitações Dinâmicas, Coordenação e Cooperação

Interfirmas: As Visões Freeman-Lundvall e Teece-Pisano, Estud. econ., São Paulo, v. 36, n. 3, p. 611-635, julho-setembro 2006.

KRAMER, Gustavo Garcez, FARIA, José Henrique de. Vínculos organizacionais, RAP, RJ 41(1): 83-104, Jan./Fev. 2007

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: Do Operacional ao Estratégico. 4. ed. São

Paulo: Futura, 2001.

MAS-COLELL, Andreu; WHINSTON, Michael Dennis; GREEN, Jerry R. Microeconomic Theory, published by Oxford University Press, Inc., 198 Madison Avenue, New York, New York,1995.

MILARE, Sueli Aparecida, YOSHIDA, Elisa Medice Pizão, Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos, Psicologia em Estudo, Maringá, V. 14, n. 4, p. 717-727, out./dez. 2009.

NORTH, D.C. Institutions. The Journal of Economic Perspectives, Vol. 5, No. 1 (Winter, 1991). pp. 97-112

SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do Século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: Uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico, tradução de Maria Silva Possas, Ed. Nova Cultural, 1997.

WILLIAMSON, O. The economic institutions of capitalism. New York: The Free Press, 1985. 450 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.