Administração de serviços: um estudo sobre o atendimento ao cliente nas organizações do segmento clínico-odontológico na cidade de Teixeira de Freitas - Bahia, no ano de 2022.

Aline Fonseca Gomes, Ábner Lopes Xavier, Emilly Lobeu de Oliveira, Joran Joshwa Morais Brito, Nickollas Heitor Teixeira Costa, Pedro Henrique Silva Queiroz, Tiago Batista de Souza

Resumo


O presente trabalho visa abordar possíveis ações para que haja melhoria do atendimento ao cliente na cidade de Teixeira de Freitas, localizada no Extremo sul do estado da Bahia, por meio de estudos de pesquisa de campo, especificamente, nas organizações do segmento clínico-odontológico. Tem-se como objetivo geral compreender como pode-se promover a melhoria do atendimento aos clientes considerando as ações verificáveis que corroboram para que os clientes sejam agradavelmente atendidos e para que as clínicas atendam de maneira mais eficiente aos clientes, a fim de que esses sintam-se satisfeitos e deseje retornar ao estabelecimento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de base bibliográfica e de campo em que se estuda o atendimento que as empresas, em específico as clínicas odontológicas de Teixeira de Freitas, têm a proporcionar para os seus clientes e, também, sua importância para o sucesso da empresa. Após observação sobre o objeto de estudo, identifica-se que, na pesquisa de campo realizada, obteve-se respostas quanto a se há treinamento de funcionários nas empresas e como este funciona, se há a capacidade de se fazer uma fidelização com os clientes e também quais as ferramentas que as empresas utilizam para fazer essa fidelização com os clientes. É possível concluir com este trabalho que, ainda se faz necessário investir na melhoria da comunicação dos colaboradores com os seus clientes, investir no treinamento e na capacitação dos colaboradores, estabelecendo e buscando uma padronização de um protocolo de atendimento. Sendo que, como proposta, haja um desenvolvimento de um treinamento para os funcionários, a fim de ter maior padronização dos procedimentos e de maiores chances de fidelização; aplicação de outras formas de obter o feedback, para que dessa forma a empresa saiba como está seu atendimento e possa entender onde exatamente melhorar. A finalidade do trabalho é ajudar a estabelecer esses parâmetros que auxiliam no atendimento ao cliente com o intuito de o melhorar.

Palavras-chave


Melhoria; Atendimento; Cliente; Fidelização.

Texto completo:

PDF

Referências


CALVET, Lícia (2020). Aprenda o que é um treinamento e o porquê investir nessa ação. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2022.

CASTRO, Ivan Nunes de (2019). O que é marketing de relacionamento e por que ele é importante para sua empresa. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2021.

COBRA, Marcos (2004). Administração de marketing. São Paulo: Atlas.

COCKERELL, Lee (2013). A magia do atendimento: as 39 regras essenciais para garantir serviços excepcionais. São Paulo: Saraiva.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA (2022). Quantidade geral de profissionais e entidades ativas. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2022.

FERNANDES, Jessica (2020). Capacitação e treinamento: tudo o que você precisa saber. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2022.

GREENBERG, Paul (2001). CRM – Customer Relationship Management na velocidade da luz: conquista e lealdade de cliente em tempo real na internet. Rio de Janeiro: Campus.

GUEDES, Ronaldo (2008). Gestão de serviços. Revista Administradores. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2022.

GUIMARÃES, Luiza (2019). Qual a diferença entre treinamento e capacitação? Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2022.

HARD Selling. Sigma Quadrado, 2022. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2022.

KOTLER, Philip (1996). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Editora Atlas.

________ (2000). Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary (2003). Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall.

LOPES, Adalberto (2001). Customer relationship Management (CRM) conceitos e estratégias: mudando a estratégia sem comprometer o negócio. São Paulo: Atlas.

Morita MC et al. (2010). Perfil Atual e Tendências dos Cirurgião-Dentista Brasileiro. Maringá: Dental Press.

PEREIRA, Laleska; LEITE, Márcia (2018). Fidelização de clientes como ferramenta estratégica: Uma Pesquisa de Campo realizada com Clientes de Mercantis localizados na cidade de Brejo Santo-CE. Id Online. Revista de Psicologia v. 12, n. 48. Disponível: Acesso em: 6 de abril de 2022.

G1 (2014). Pesquisa diz que consumidor prefere bom atendimento a preço baixo. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2022.

GOOGLE MAPS (2022). Clínicas odontológicas em Teixeira de Freitas. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2022.

REIS, João (2013). Para o Seu Negócio: Hard Sell ou Soft Sell. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2022.

SANTOS, Rodrigo; ANJOS, Mayara (2018). Marketing de relacionamento para a fidelização de um cliente: um estudo de caso em uma empresa do varejo na cidade de Monte Carmelo. GETEC v.7, n. 18. p. 82. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2022.

SILVA, Douglas (2020). Consequências do mau atendimento ao cliente: o que pode acontecer? Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2022.

SILVA, Giovanna (2011). Administração de serviços. O Mundo da Administração. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2022.

THOMÉ, Felipe (2021). Marketing de relacionamento: o que é e como aplicar em sua empresa para fidelizar clientes. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.