TEORIA DA APRENDIZAGEM: uma análise sobre a gestão do conhecimento nas organizações
Resumo
A globalização afetou a forma de pensar da sociedade e por consequência, a forma de atuar e das organizações também mudou. Adaptar-se às novas tendências comerciais é mais do que manutenção da competitividade, é uma exigência para sobreviver em um mercado mais rigoroso. Assim, a gestão de conhecimento (GC) surge como um instrumento de favorecimento da competitividade, aumentando sua produtividade e eficiência. Porém, não se é possível falar de GC sem comentar as teorias que a embasam, sendo uma delas a Teoria da Aprendizagem que nesse artigo se baseia nos preceitos da escola construtivista de Piaget e Vygotsky, que trazem a ideia da aprendizagem através da experiência. Dessa forma, o presente artigo procura entender a relação das teorias da aprendizagem e a GC dentro do campo prático das organizações, através de uma revisão de literatura simples. Como resultado, encontraram-se 13 artigos que foram divididos em duas categorias, a primeira de produções com enfoque na implicação das teorias de aprendizagem juntamente à GC e novos conceitos da gestão, e a segunda de produções com enfoque nos desafios da gestão para o futuro. Verificou-se a atuação ramificada da GC em diferentes organizações, como universidades, empresas privadas e públicas e empresas transgeracionais. Além disso, poucos artigos fazem a relação direta entre teorias da aprendizagem e a gestão do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que há necessidade de mais pesquisas tanto sobre a própria gestão do conhecimento quanto sobre a relação entre a GC e as teorias da aprendizagem, para tornar cada vez mais sólida a atuação da GC nas empresas.
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PDFReferências
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