ANÁLISE DA QUALIDADE DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS

Everaldo Cesar Cavalcante RODRIGUES, Roberto Bernardo da SILVA, Érico Lima Madureira COSTA

Resumo


RESUMO

A logística de distribuição empregada pelas empresas pode ser um fator determinante para a obtenção de vantagem competitiva, aumento na margem de lucro e melhora no quesito eficiencia dentro das organizações. Este artigo se propõe a estudar a qualidade da logística empregada na distribuição de mercadorias das empresas privadas no Distrito Federal. Este artigo buscou identificar as necessidades referentes a logística de distribuição nas entregas de produtos, examinar se os conceitos de logística tem sido empregado dentro das empresas, verificar a forma como as empresas tem utilizado a logística para contrair benefícios, indicar aonde tem pecado e identificar as informações de retorno dos clientes após a compra. Este estudo teve como metodologia de pesquisa o MCDA-C, método o qual foi empregado por meio da realização de 3 brainstormings, seguido de um grupo focal com especialistas da área, no qual foi criado um formulário e posteriormente empregado a funcionários da aréa empresarial, após o processamento dos dados retirados a partir dos formulários no software, foram gerados diversos gráficos para análise. Foi feita uma análise dos 5 critérios discutidos na pesquisa a partir dos gráficos gerados pelo MAMADecisão, verificando a qualidade e os niveis de esforço para otimizar cada critério. Após a análise, pode ser concluído que a pesar de não estarem no ponto máximo da avaliação, estão mais próximos do máximo do que do mínimo, e que ainda há muito a melhorar para que possa chegar ao ponto máximo da avaliação.

PALAVRAS-CHAVE: Logística; distribuição; empresasMCDA-C.

 

ABSTRACT

The distribution logistics employed by the companies can be a determining factor for obtaining a competitive advantage, increase in the profit margin and improvement in the efficiency question within the organizations. This article proposes to study the quality of the logistics used in the distribution of goods of private companies in the Federal District. This paper aimed to identify the needs related to distribution logistics in product deliveries, to examine whether logistics concepts have been employed within companies, to verify how companies have used logistics to obtain benefits, to indicate where they have sinned, and to identify the Customer feedback information after purchase. This study had as a research methodology the MCDA-C method, which was used by means of 3 brainstorms, followed by a focus group with specialists in the area, in which a form was created and later employed to employees of the business area, After processing the data taken from the forms in the software, several charts were generated for analysis. An analysis of the 5 criteria discussed in the research was made from the graphs generated by MAMADecision, verifying the quality and levels of effort to optimize each criterion. After the analysis, it can be concluded that although they are not at the peak of the assessment, they are closer to the maximum than the minimum, and that there is still much to improve in order to reach the maximum evaluation point.

KEYWORDS: Logistics; distribution; companies; MCDA-C.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .