A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE A COMPETITIVIDADE

Samuel STÁBILE, Karina Leite Vieira ANDRADE, João Paulo Sanches DOS SANTOS

Resumo


RESUMO

A competitividade de uma empresa pode ser definida como sua capacidade de atuar com eficácia em seu negócio. Assim, investimentos em inovação mostram-se essenciais à competitividade das empresas e consequentemente, dos países. Inovação consiste em aplicar modificações em produtos, processos ou modelos de negócio que gerem resultados. O objetivo deste trabalho é analisar a inovação praticada pelas empresas brasileiras e sua relação com a competitividade. Através de revisão bibliográfica verificou-se que no Brasil, algumas empresas são inovadoras a ponto de fornecerem ao mercado global produtos com características competitivas no mercado internacional. Porém a maioria não investe em inovação, utilizando apenas algumas práticas inovadoras já conhecidas globalmente.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Global; Ambiente Organizacional; Competitividade E Produto.

 

ABSTRACT

The competitiveness of a company can be defined as its ability to act effectively in your business. Thus, investments in innovation are essential to the competitiveness of companies and, consequently, of countries. Innovation consists of applying changes to products, processes or business models that generate results. The objective of this study is to analyze the innovation practiced by Brazilian companies and their relationship with competitiveness. Through a bibliographic review it was verified that in Brazil, some companies are innovative to the point of supplying to the global market products with competitive characteristics in the international market. But most do not invest in innovation, using only some innovative practices already known globally.

KEYWORDS: Global Environment; Organizational Environment; Competitiveness and Product.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.