Ferramenta para estudo da viabilidade econômica de implantação de painéis fotovoltaicos em indústrias

Liziane Hobmeir

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de verificar a viabilidade de aplicação em ambientes industriais, as informações presentes na Resolução 482/2012 da ANEEL, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração de energia elétrica, bem como apresentar uma ferramenta para facilitar na tomada de decisão de implantação de painéis fotovoltaicos em sistema de compensação de energia elétrica, ou seja, utilizar a energia fotovoltaica transformada em energia elétrica e disponibilizá-la para a distribuidora energética da cidade, difundindo a ideia de implantação deste processo nas condições de operação industrial.

Texto completo:

PDF

Referências


América do Sol. Disponível em: http://www.americadosol.org/guiaFV/ Acesso em 01 JUL 2015.

ANEEL - Informações Técnicas, Distribuição de Energia Elétrica, Geração Distribuída Disponível em: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=757 Acesso em 14 Jul 2015.

Centro de Produções Técnicas. Disponível em: http://www.cpt.com.br/noticias/producao-de-energia-renovavel-pode-dar-desconto-na-conta-de-energia Acesso em 14 Jul 2015.

Centro de Referências para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/index.php?section=sundata

Acesso em 18/07/2015

Centro nacional de referências em pequenas centrais hidrelétricas. Disponível em: http://www.cerpch.unifei.edu.br/noticias/a-viabilidade-de-aplicacao-da-resolucao-482-na-implantacao-de-sistemas-de-geracao-fotovoltaica-nas-atuais-condicoes-de-mercado.html Acesso em 14 Jul 2015.

Grupo Witzler Engenharia. Disponível em: http://www.witzler.com.br/aumento-da-energia-eletrica-2015/ Acesso em 14 Jul 2015.

IEA - International Energy Agency. Disponível em: http://www.iea.org/ Acesso em 14 Jul 2015.

Portal o Setor Elétrico. Disponível em: http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/57-artigos-e-materias/1292-geracao-de-energia-fotovoltaica.html Acesso em 14 Jul 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.