NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS PÓS-PANDÊMICOS: AS IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES E ADAPTAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL PROVOCADAS PELA PANDEMIA COVID-19

Maria Claudia da Silva Antunes de SOUZA, Aulus Eduardo Teixeira de SOUZA, Gabriel Real FERRER, Felipe Chiarello de Souza PINTO

Resumo


Objetivos: O presente artigo científico tem como objetivo, analisar os novos paradigmas educacionais pós-pandêmicos, propondo uma releitura no sistema educacional frente à pandemia COVID 19.

Metodologia: Para metodologia, foi utilizada a base logica dedutiva por meio de investigação bibliográfica e documental.

Resultados: o cenário de pandemia traz mudanças profundas em várias dimensões da existência humana, partindo do aspecto sanitário até alcançar efeitos econômicos, sociais, culturais em geral. Contribuições para nova realidade educacional, destacando a necessidade de novas habilidades na estrutura pedagógica, a adaptação do ensino – aprendizagem nas plataformas virtuais

Contribuições: o estudo apresenta abordagem que propõe a análise para o atingimento de níveis aceitáveis de ensino virtual e cooperação global em favor de um novo modelo de educação, as autoridades públicas e privadas devem envidar esforços, econômicos e sociais, para capilarizar a comunicação virtual permitindo que haja alcance e efetiva conscientização social. 

Palavras-Chaves: Pandemia COVID 19; Sistema educacional; Ensino; Comunicação virtual.

  

ABSTRACT

Objective: This scientific article aims to analyze the new post-pandemic educational paradigms, proposing a re-reading in the educational system in the face of the COVID 19 pandemic.

Methodology: For methodology, the deductive logical basis was used through bibliographical and documentary investigation.

Results: the pandemic scenario brings profound changes in several dimensions of human existence, starting from the health aspect until reaching economic, social and cultural effects in general. Contributions to a new educational reality, highlighting the need for new skills in the pedagogical structure, the adaptation of teaching - learning on virtual platforms

 

Contributions: the study presents an approach that proposes the analysis to reach acceptable levels of virtual education and global cooperation in favor of a new model of education, public and private authorities must make efforts, economic and social, to capillarize virtual communication allowing there to be reach and effective social awareness.

Keywords: Pandemic COVID 19; Educational system; Teaching; Virtual communication.


Palavras-chave


Pandemia COVID 19; Sistema educacional; Ensino; Comunicação virtual.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p. 82. Título original: The Metamorphosis of the world.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2011. Título original: Risikogesellschaft: auf dem weg in eine andere moderne”

BRASIL, Câmara dos Deputados. A banda larga no Brasil: os desafios da expansão da internet entre os brasileiros. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/331174-a-banda-larga-no-brasil-os-desafios-da-expansao-da-internet-entre-os-brasileiros-0534>. Acesso em: 11 jul. 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro, IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101678.pd. Acesso em: 17 jul. 2020.

BUARQUE, Milena. 120 anos de Anísio Teixeira: as ideias do criador da escola pública no Brasil. BBC News Brasil, São Paulo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-5336723>. Acesso em: 17 jul. 2020.

CARMO, Renata de Oliveira Souza; FRANCO, Alexia Pádua. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. EDUR. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e210399.pd>. Acesso em: 18 jul. 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

EBC, Agência Brasil, UNESCO. Covid-19 deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. Publicado em 17 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-03/unesco-covid-19-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escol>. Acesso em: 17 jul. 2020.

FRANÇA FILHO, Astrogildo Luiz de; ANTUNES, Charles da França; COUTO, Marcos Antônio Campos. Alguns apontamentos para uma crítica da EAD na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/SONY/AppData/Local/Temp/50535-171878-1-PB.pd>. Acesso em: 18 jul. 2020.

GIDDENS, Anthony. Problemas centrais em teoria social: ação, estrutura e contradição na análise sociológica. Tradução de Marcus Penchel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018, p. 191. Título original: Central problems in social theory: action, structure and contradiction in social analysis.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marcoantonio. 50.ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020. Título original Sapiens – A Brief History of Humanking.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna. Zahar, 1997

LUHMANN, Nicklas. Direito da Sociedade. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Martins fontes, 2016. Título original: “Das Recht der Gesellschaft”

MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MIRANDA, Danilo Santos de. Reflexões sobre educação, cultura e tecnologias. In: Cultura, educação e tecnologias em debate – Volume 2. São Paulo: Sesc São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/116363420191105/Cultura_educacao_e_tecnologias_em_debate_volume2.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 14. ed. rev., atual. e ampl. Florianópolis: Empório Modara, 2018.

PASOLD, Cesar Luiz. O Estado e a Educação. Florianópolis: Lunardelli, 1980.

RIDLEY, Mark. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus, o COVID-191. Disponível em: http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acesso em: 17 jul.2020.

SATLHER, Luciano. Educação pós-pandemia e a urgência da transformação digital. IGTI, 2020. Disponível em: https://www.igti.com.br/blog/urgencia-da-transformacao-digital-na-educacao/. Acesso em: 18 jul.2020.

SOUZA, Maria Claudia Antunes de; PASOLD, Cesar Luiz. Reflexões sobre os modelos tradicionais e reflexivo de educação: contribuições para a efetividade da sustentabilidade. in: Revista jurídica. vol. 04, n°.49, Curitiba, 2017. p. 462-479.

VIDAL, Diana Gonçalves. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educação e pesquisa, v. 39, n. 3, p. 577-588, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/aop1177.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

XAVIER, Libânia Nacif. O Manifesto dos pioneiros da educação nova como divisor de águas na história da educação brasileira. Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: FGV, p. 21-38, 2004. Disponível em: http://www.convenio1931.ence.ibge.gov.br/web/ence/Libania_Manifesto.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v2i64.5179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.