DEMOCRACIAS ELEITORAIS E CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE EMPIRICA A PARTIR DO RELATÓRIO FREEDOM IN THE WORLD 2016

Armando ALBUQUERQUE, Maria Aurea Baroni CECATO

Resumo


RESUMO

Este artigo pretende tratar a democracia e a cidadania de um ponto de vista meramente procedimental ou formal. Mais precisamente, ele pretende analisar a democracia e a cidadania a partir desta configuração na América Latina. O seu ponto de partida é uma distinção dicotômica entre democracia eleitoral e democracia liberal para daí deduzir as repercussões das mesmas na cidadania latino-americana. Além de um referencial teórico que contempla uma teoria empírica da democracia os dados aqui utilizados são oriundos do relatório Freedom in the World 2016.

PALAVRAS-CHAVE: Democracia; Cidadania; América Latina.



RESUMEN

 

 

En este artículo se propone abordar la democracia y la ciudadanía de un punto de vista meramente procedimental o formal. Más precisamente, se trata de analizar la democracia y la ciudadanía de esta configuración en América Latina. Su punto de partida es una distinción dicotómica entre la democracia electoral y la democracia liberal que se infiere de las repercusiones de los mismos en la ciudadanía de América Latina. Además de un marco teórico que incluye una teoría empírica de la democracia los datos utilizados provienen del informe Freedom in the World 2016.

 

 

PALABRAS CLAVE: Democracia; La ciudadanía; América Latina.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i44.1743

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.