LIMITES E POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO DO SENSO COMUM NO ENSINO JURÍDICO DO BRASIL

AGTTA CHRISTIE NUNES VASCONCELOS, HENRIQUE RIBEIRO CARDOSO, YAGO DE SANTANA SILVA

Resumo


O ensino jurídico não pode ignorar o processo de judicialização vivenciado no Brasil. O povo tem buscado o Poder Judiciário para solução dos conflitos e a acesso às prestações estatais. Ocorre que, por ser a formação dogmática tradicional o conhecimento do povo, o senso comum, não é discutido nas academias, embora pudesse auxiliar a compreender a opinião da população, suas expectativas. Diante deste panorama, o presente estudo tem como objetivo analisar a graduação em Direito no cenário de judicialização e identificar a importância da discussão do senso comum durante a formação dos bacharéis, tanto como forma de facilitação da aprendizagem, quanto como meio de humanização da técnica jurídica. A técnica empregada foi a de revisão bibliográfica em doutrina nacional e em publicações em periódicos, além de serem citados jornais informativos, ao longo dos três capítulos que compõe o trabalho.


Palavras-chave


ensino jurídico; processo de judicialização; senso comum.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v3i28.4659

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